A apuração do 56º Festival Folclórico de Parintins acontece nesta segunda-feira (03), a partir de 14h, no Bumbódromo. Nove jurados avaliaram os bumbás Garantido e Caprichoso durante as três noites de evento.
Saiba mais:
VÍDEO: Presidente do Caprichoso acusa Garantido de atrapalhar entrada de alegorias na Arena
A avaliação dos jurados foi dividida em três blocos. No A, intitulado “Comum/Musical” são analisados os itens “Apresentador”, “Levantador de toadas”, “Marujada de Guerra ou Batucada”, “Amo do Boi”, “Toada – Letra e Música”, “Galera” e “Organização do Conjunto Folclórico”.
No bloco B, chamado de “Cênico e Coreográfico” estão os itens “Porta-Estandarte”, “Sinhazinha da Fazenda”, “Rainha do Folclore”, “Cunhã-Poranga”, “Boi-bumbá: Evolução”, “Pajé”, e “Coreografia”. O último bloco, o C (artístico), compreende os itens “Ritual”, “Povos Indígenas”, “Tuxaua”, “Figura Típica Regional”, “Alegorias”, “Lenda Amazônica” e “Vaqueirada”.
Cada um dos três dias será analisado individualmente e ao final as notas são somadas, sempre descartando a menor delas para a pontuação final. Em caso de empate na pontuação geral, serão confrontadas as somas das três pontuações relativas aos itens individuais. Caso o empate persista, a segunda melhor nota atribuída às associações folclóricas entra na contagem para definir o campeão.
ÚLTIMA NOITE
O Garantido, foi o primeiro a entrar na arena, fez uma viagem sentimental na trajetória de lutas e glórias do Boi do Coração na testa.
Já o Caprichoso, que fechou o Festival, apresentou o subtema “Revolução, a consagração do saber popular”. O apresentador e o levantador de toadas chegaram em um guindaste. Em seguida, foi apresentada a lenda amazônica “Touro encantado e estrela de ouro”.
Apesar da chuva e do problema com os equipamentos de som, o bumbá conseguiu fazer uma apresentação tranquila.