A Cultura do Amazonas ganhou as páginas da edição de janeiro da revista “Concerto”, a mais importante publicação nacional especializada em música clássica e erudita. O destaque foi para as apresentações ao longo do ano de 2024, liderada pelo maestro Marcelo de Jesus como personagem central.
A matéria faz uma retrospectiva do cenário nacional da música clássica e erudita e dá destaque às apresentações da consagrada Amazonas Filarmônica (AF), juntamente com a Orquestra de Câmara do Estado, que fizeram do ano um verdadeiro sucesso, com apresentações e grandes performances para a música de concerto no estado.
A publicação aborda a qualidade e diversidade das orquestras amazonenses, além da direção artística assumida pelo maestro titular da Orquestra de Câmara, Marcelo de Jesus, que também é maestro adjunto da Amazonas Filarmônica e consultor artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado.
Em um convite aos amantes do gênero, a revista lista os grandes destaques apresentados no estado em 2024, como a fabulosa 9ª Sinfonia de Beethoven e a marcante cantata cênica Carmina Burana, ambos com o Teatro Amazonas completamente lotado em todas as sessões.
Leia também:
Cia de Ópera de Roraima estreia espetáculo gratuito no Teatro Amazonas
Orquestra de Violões apresenta concerto inédito ‘Espanhóis’, no Teatro Amazonas
“O ano de 2024 foi um período intenso e fundamental para a consolidação da Amazonas Filarmônica e da OCA junto aos seus públicos. Além de contarmos com nosso público fiel e apaixonado, afirmou o maestro.
“Tivemos a alegria de alcançar novas audiências, com as quais também criamos fortes laços”, declarou Marcelo de Jesus, destacando a comemoração dos 10 anos da Série Encontro das Águas e o sucesso do projeto de Concertos Didáticos em escolas, que são iniciativas que ampliaram ainda mais o impacto e conexão com a comunidade.
Os concertos no Amazonas em 2024
Ao longo do ano, a Amazonas Filarmônica realizou 53 concertos, enquanto a Orquestra de Câmara do Estado subiu ao palco 29 vezes, totalizando 82 apresentações dentro das temporadas regulares de concertos, balés e da Série Encontro das Águas. Isso sem contar as 20 apresentações do musical de Natal Pedro e Paula, de Tim Rescala, que teve a missão de levar o espírito natalino gratuitamente ao público.
Para a OCA, o ano de 2024 foi igualmente marcante, com parcerias memoráveis, como as colaborações com o Corpo de Dança do estado, o Balé Folclórico do estado e até com grandes nomes de artistas da música local, como David Assayag e Márcia Siqueira.
Entre as mais marcantes, destacam-se as apresentações no TEDx Amazônia, o espetáculo “Amazonas, Amazônia, Brasil”, com Maria Gadú, e a performance com Fafá de Belém no lançamento do voo da TAP Manaus-Lisboa.