
Amazonas se destaca em ranking de crescimento em inovação, aponta levantamento do INPI
O Amazonas foi destaque nacional em inovação, registrando o maior crescimento entre os estados no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), divulgado na última sexta-feira (29/8) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) durante o Startup Summit, em Florianópolis (SC).
Na 2ª edição do ranking, o estado subiu três posições em relação a 2024, saindo do 20º para o 17º lugar, e consolidou-se como líder da região Norte. Foi também o único a avançar três posições em um ano.
Em seguida aparecem Paraíba, Pará e Amapá, que subiram duas posições cada um. Outros 15 estados mantiveram suas colocações, enquanto 12 oscilaram — seis avançaram e seis caíram. O pior desempenho foi o de Alagoas, que perdeu quatro posições (de 21º para 25º).
São Paulo continua no topo do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (Ibid), do INPI, com nota 0,872 quase três vezes a média nacional (0,296). Santa Catarina (0,449), Paraná (0,413), Rio de Janeiro (0,410), Rio Grande do Sul (0,398) e Minas Gerais (0,368) também superaram a média.
Desde 2014, São Paulo mantém a liderança, mas o cenário mudou nos últimos anos. Santa Catarina consolidou-se em 2º lugar desde 2020, enquanto o Paraná subiu do 6º para o 3º lugar em apenas cinco anos. O Rio de Janeiro, por outro lado, caiu da vice-liderança para a 4ª posição.

Leia mais:
O estudo mede o desempenho dos ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em todos os estados, a partir de 80 indicadores distribuídos em sete pilares e 21 dimensões, seguindo a metodologia do Índice Global de Inovação (IGI) da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
Segundo o presidente do INPI, Júlio César Moreira, o IBID evidencia os pontos fortes e os desafios de cada unidade da federação.
“O índice aponta o potencial de desenvolvimento econômico, social e tecnológico, mostrando o esforço para estruturar ecossistemas locais e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.
Além de São Paulo (Sudeste) e Santa Catarina (Sul), os demais líderes regionais são Amazonas (Norte), Rio Grande do Norte (Nordeste) e Distrito Federal (Centro-Oeste).
