A aeronave de modelo Embraer EMB-110 caiu na tarde deste sábado (16), no município de Barcelos, interior do Amazonas, e deixou 14 mortos. O caso será investigado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII).
O avião levava 14 pessoas: piloto, copiloto e 12 passageiros. Não houve sobreviventes do acidente. As vítimas eram dos Estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Roraima, Maranhão e Amazonas.
A Manaus Aerotáxi divulgou os nomes dos ocupantes do voo:
- Euri Paulo dos Santos, 68 anos
Sócio da empresa Moderna Empreendimentos e também diretor operacional da Ensel Engenharia e Serviços Especiais, com atuação na área de telecomunicações.
- Fábio Campos Assis, 45 anos
Empresário, dono de uma distribuidora de bebidas em Anapólis, Goiás.
- Fábio Ribeiro, 60 anos
Fábio Ribeiro também era empresário em Uberlândia. Gostava de cervejas artesanais e atuava na área, depois de comprar uma cervejaria de Guilherme Boaventura Rabelo.
- Gilcrésio Salvador Medeiros
Dono da pousada Serra da Mesa, em Niquelândia (GO), aproximadamente 260 quilômetros de Brasília.
- Guilherme Boaventura Rabelo, 43 anos
Era engenheiro formado pela Universidade Federal de Uberlândia e dirigia a GJB Engenharia e Empreendimentos Ltda, empresa local. Tinha como hobby a fabricação de cervejas artesanais e a pescaria. Este ano era a segunda vez que ele o grupo de amigos viajavam para pescar em Barcelos. A primeira vez foi em 2021.
- Hamilton Alves Reis
Hamilton Alves Reis foi diretor do grupo Algar, em Uberlândia, durante muitos anos. Atuava nas áreas de telecomunicações, tecnologia da informação e call center.
- Heudes Freitas
Heudes Freitas era diretor da Terra Engenharia Fundações e Sondagens. Natural de Taiobeiras, mas morava em Uberlândia, onde se formou no Centro Universitário do Triângulo.
- Luiz Carlos Cavalcante Garcia
Morador de Uberlândia, conhecido como “Chicão”, era membro do Conselho Deliberativo do Cajubá Country Clube.
- Marcos de Castro Zica, 48 anos
Era engenheiro agrônomo e empresário. Ele morava entre Goiânia e Uruaçu, sua cidade natal.
- Renato Souza Assis
Empresário goiano, que foi incluído entre os grupos de pescadores de última hora pois queria aproveitar a passagem pelo estado.
- Roland Montenegro Costa, 70 anos
O médico era cirurgião do aparelho digestivo, considerado pioneiro dos transplantes no Distrito Federal. Médico aposentado do Hospital de Base do Distrito Federal, ainda atendia em consultório particular e operava em alguns hospitais de Brasília.
- Witter Ferreira de Faria
Witter Ferreira De Faria é natural de Itumbiara e empresário no ramo do agronegócio em Uruaçu. Segundo um amigo, ele se destacou pelo trabalho na empresa Herbicampo, em Uruaçu.
- Leandro Souza, 40 anos – piloto
Era natural de Boa Vista, capital de Roraima. Apaixonado por aviação e pescaria. Comandante Leandro Sousa fazia esse voo entre Manaus e Barcelos há 11 anos.
- Fernando Galvão – copiloto
Natural de Fortaleza e morador de Manaus, Galvão seguiu os passos do pai, o comandante Fernando Luiz Galvão Bezerra, também funcionário na Manaus Aerotáxi.
O que se sabe?
Autoridades ainda não finalizaram as investigações em torno dos motivos da queda do avião. Mas, até o momento, o que se sabe é que na hora do pouso do avião, estava chovendo muito forte no município de Barcelos, o que pode ter causado um problema de visão da pista, ocasionando o pouso em pista errada, o que fez com que o avião colidisse contra um barranco.
A aeronave saiu de Manaus com destino a Barcelos, e levava 14 pessoas a bodo. A queda aconteceu durante uma tentativa de pouso na cidade. No momento da tentativa de pouso estava chovendo muito forte no local.
As investigações sobre as causas do acidente serão realizadas pela Polícia Civil do Amazonas e pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII).