Após a realização do sorteio de vagas para creches da rede municipal realizado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) na última sexta, 27, uma ação coletiva da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) já solicitou junto à Justiça do Amazonas a anulação do sorteio.
O sorteio aconteceu mesmo após a suspensão judicial no dia anterior, mediante ação da própria DPE. Para verificar o resultado, é só acessar o site: www.inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br. Ontem, dia 30, foi o primeiro dia de matrículas nas 24 creches da Prefeitura de Manaus, e os pais ou responsáveis têm até sexta, dia 3, para confirmar a vaga na creche selecionada.
Leia mais:
Pais já podem confirmar vagas em creches a partir de hoje, dia 30
Sorteio de vagas para creches municipais é suspenso em Manaus
De acordo com a DPE, a metodologia de escolha das crianças que serão contempladas precisa ser alterada. São quase 2 mil vagas para 11 mil que necessitam do serviço. Além disso, o órgão também pediu por mais transparência no sorteio.
A ação coletiva contra a Semed é movida pela Defensoria Especializada em Interesse Coletivos e o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), visando anular a realização do sorteio para o preenchimento de vagas nas creches municipais.
Também é objetivo dos defensores públicos assegurar o acesso das famílias mais vulneráveis às vagas oferecidas nas creches municipais. Segundo eles, o sorteio planejado pela Semed pode prejudicar as famílias de baixa renda que não possuem acesso à internet.