Em entrevista ao “Fiscaliza Geral”, da Rede Onda Digital, O Secretário de Segurança do Amazonas (SSP-AM), Coronel Vinicius Almeida, questionou a realidade do sistema judiciário e prisional do país. Em sua fala, ele destaca a difícil tarefa de manter indivíduos envolvidos em crimes graves sob custódia, devido à percepção de que são vítimas da sociedade. Essa abordagem, segundo ele, resulta na reincidência desses criminosos, que voltam a cometer delitos após serem liberados.
“Nós temos que compreender o seguinte, pensa assim, ó, a gente vai lá, entra, pega uma quantidade de drogas, pega aquela pessoa, leva e apresenta ao judiciário. O judiciário, ele tem estrutura, quando eu falo jurídica para manter aquela pessoa presa, não. Porque hoje o país optou há muitos anos em compreender que essas pessoas são vítimas da sociedade. Então você não consegue mantê-lo preso, o que que acontece? Ele sai e volta a praticar o crime”, afirma o Secretário.
Coronel Vinicius destaca a importância de compreender quem são os responsáveis por criar as leis que regem o país.
“O que falta para o país também é nós compreendermos quem faz nossas leis, nesse caso, deputados federais e senadores. Enquanto nós não cobrarmos dele, que eles sejam deputados federais, que eles façam o papel deles, que façam o papel de legislar, nós teremos lei benevolentes, que são leis que você vê absurdos de feminicídio, de pessoas que né, que cometem homicídio, de tráfico de drogas, que a gente prende. É revoltante”.
“Roubar ônibus. A gente prende a mesma quadrilha toda semana e não fica presa. Por que? Porque ele é a vítima da sociedade. Então nós temos que cobrar sim dos nossos legisladores que façam leis mais duras, mais fortes, para que essas pessoas fiquem presas.
Leia mais
“Ninguém da minha família será candidato a vereador”, declara David Almeida
Além disso, ele desmistifica a visão de que o sistema prisional é apenas uma masmorra, destacando que hoje em dia ele busca reabilitar os detentos, oferecendo qualificação e oportunidades para que possam se reintegrar à sociedade de maneira mais positiva. Assim, ele conclui que é essencial que os criminosos cumpram suas penas de forma adequada, garantindo a justiça e a segurança de todos.
“Aquela fase não porque o presídio ele é uma masmorra ou é um local inóspito. Não é mais verdade. O sistema prisional hoje ele reabilita pessoas. Ele tem qualificação, ele vai estar lá para se responsabilizar. Para poder voltar para a sociedade melhor do que ele entrou. Então que ele vá para lá e cumpra a pena dele”, declara Coronel Vinicius.
📌"O país optou em compreender que essas pessoas são vítimas da sociedade. Então você não consegue mantê-lo preso", critica Secretário de Segurança do AM
Saiba mais⤵️https://t.co/dwGZ9Vxva9 pic.twitter.com/1GuWD9LYTB
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 19, 2024