O Amazonas registrou 1.552 casos de estupro em 2024, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): Uma média de quatro vítimas de violência sexual por dia.
O número representa um aumento de 42.9% em relação ao ano de 2023, que teve 1.086 casos registrados.
O levantamento aponta que a maioria das vítimas são mulheres, com 1.335 casos. Já os homens, representam 173 casos de estupro e 24 vítimas não tiveram o sexo informado.
O Amazonas foi o segundo estado da região Norte com mais registros de estupro, ficando apenas atrás do Pará.
Leia mais:
Mãe é presa por permitir estupros de quatro filhas pelo padrasto em Manaus
“Pastor” é preso por estupro e diz que preparava jovens para serem “boas esposas”; veja
Conforme o MJSP, o Amazonas também ocupa a segunda posição dos estados da federação que tiveram aumento no percentual de casos, que são:
- Paraíba (103,48%),
- Amazonas (42,9%)
- Amapá (35,95%)
- Tocantins (16,87%)
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) eemitiu nota sobre o levantamento, e informou que Forças de Segurança do Amazonas informam que têm intensificado o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o estado. Leia abaixo:
“O aumento no número de casos registrados é reflexo direto do fortalecimento das ações policiais e do crescimento no volume de denúncias feitas pela população, motivado pela confiança no trabalho eficaz desempenhado pela Polícia Civil. Essa cooperação tem possibilitado avanços significativos no combate à violência sexual infantil e adolescente”.
*Com informações de G1.