Thais Martan mostra, na prática, como as ferramentas de inteligência artificial podem ajudar no dia a dia de uma empresa

(Foto: Phill Vasconcelos/Rede Onda Digital)
Com o tema “IA nos negócios: muito além das ferramentas”, a profissional Thais Martan fala sobre o uso das ferramentas da inteligência artificia, em especial o Chat GPT, para o gerenciamento das atividades do dia a dia e dia, fazendo a aplicação no mundo empresarial. O tema foi apresentado com exemplos práticos no palco plenária, do primeiro dia de palestra do Amazonas IA Summit, na tarde desta segunda-feira (1º/12).
Em sua palestra, Thais fez uma comparação da evolução da Inteligência Artificial com o avanço da internet, exemplificando que, conforme a internet tornou a vida da sociedade mais prática, a inteligência artificial fez o mesmo “A gente está vivendo uma das maiores transformações de todos os tempos”, afirma Martan.

Tornando o exemplo mais prático, a profissional mostrou aos presentes por que as pessoas desistem do uso da IA, e com isso perdem a oportunidade de desenvolver o conhecimento. Ela exemplifica com o Chat GPT pode cruzar informações financeiras especificas, como fluxos de caixa, e construir um relatório completo em forma de planilha, e que ainda é possível transformar essa mesma planilha em um documento de PDF, material de vídeo e até mesmo um podcast em formato áudio.
“A inteligência artificial pode se tornar nossa maior aliada no dia a dia” afirma Thais Martan.
Com duas décadas de experiência corporativa, Thaís Martan construiu uma carreira sólida atuando nas áreas de finanças, marketing, e-commerce, digital e supply chain.
Seu currículo inclui passagens por organizações como Mormaii, Takeda Pharma, Koch Tavares, Grupo Pão de Açúcar, EMI Music e Nycomed Pharma. Atualmente, atua como mentora de gestores com foco em IA aplicada à performance e já impactou mais de 6.000 alunos em seus cursos e formações.
Sua formação inclui especialização em IA para negócios pelo MIT, MBA em IA para negócios (Exame/Saint Paul), MBA pela Fundação Dom Cabral, especialização em finanças pelo Insper e graduação em administração pela ESPM.






