Os rios Negro e Tarumã se estendem a beira-rio de Manaus da Zona Oeste até a Zona Sul, oferecendo opções de lazer para comunitários e eventualmente habitantes de outras áreas da cidade.
Confira alguns:
Tarumã
O bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, começa na zona Rural, na região do Pau Rosa, e se estende praticamente até a foz do Tarumã, na região da Ponta Negra. As principais opções de lazer estão concentradas em flutuantes e praias particulares, como a da Praia Dourada Marinho.
Ponta Negra
O bairro abriga o maior e mais bonito balneário público de Manaus: a praia da Ponta Negra e seu complexo de turismo. A praia perene foi construída artificialmente e por conta disso tem limitações de uso. Entretanto, na parte natural essa limitação não existe, mas também não conta com estruturas de bares e lanches.
Compensa
Com a construção da ponte Phellipe Daou, praias que banham a região do bairro da Compensa, na Zona Oeste, se tornaram boas opções de lazer, banho e pesca. O acesso é fácil e há uma estrutura improvisada de venda de refrigerantes, cervejas, água e água de coco. A pesca do outro lado da ponte é mais forte durante a cheia do rio Negro.
São Raimundo
O bairro de São Raimundo, na zona Centro-Sul, também tem uma orla grande, mas sofre com as atividades de estaleiros e portos. Apesar disso, uma parte da população do bairro usa algumas áreas para tomar banho nas águas temperadas do rio.
Educandos
As praias de Educandos, na zona Sul, já foram mais curtidas pelos moradores, mas com a poluição carregada pelo igarapé do 40, que deságua no rio Negro exatamente no início da praia do Amarelinho, diminuiu a frequência. Os moradores, contudo, seguem utilizando estruturas montadas no meio do rio para curtir nos fins de semana.