Após dois anos de espera, o maior Festival de Cultura Japonesa da Região Norte do Brasil será realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro com entrada gratuita no Studio 5. Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar a cultura japonesa de perto sem precisar viajar à “Terra do Sol Nascente”. A tradição celebra danças, performances e procissões durante todo o ano no Japão.
Entre as principais atrações estão confirmadas a “Sky Bridge Experience”, uma experiência de realidade virtual da Fundação Japão que trata do intercâmbio cultural entre Brasil e Japão, seja nas artes plásticas, música, poesia e trabalho em conjunto, originalmente desenvolvido para os planetários no Japão, foi convertido especialmente para a plataforma VR (realidade virtual).
Para a NIPPAKU-Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental organizadora do Matsuri em Manaus, este é o principal atrativo além da gastronomia japonesa que é outro grande foco do evento, que contará com uma praça de alimentação com todas as delícias da culinária oriental: sushi, temaki, sashimi, yakissoba, tempurá, rolinho primavera, etc.
Veja mais:
Prefeitura lança editais para venda de comida e bebida no Boi Manaus 2022
A arte também está presente nesta edição com apresentações de grupos de Taikô (tambores japoneses) com os grupos Wadan Taiko Ensemble (Atibaia-SP), um dos principais do Brasil e o grupo Fuugakazan Taiko, de Manaus.
Na programação do palco principal do Festival Jungle Matsuri destacam-se shows musicais, entre estes, a apresentação da cantora Larissa Tassi, a mais famosa do Brasil no universo dos Cavaleiros do Zodíaco, com interpretações em português.
Outras atrações são as exposições culturais, feiras de produtos e serviços, danças típicas, Miss Nikkey Amazonas, Exposição e Workshops: Ikebana, Bonsai, Mangá, Origami, Pixel Art, Bon Odori, desfile e concurso Cosplay.
Empresas Japonesas
A Honda vai estar presente no Jungle Matsuri. Segundo o Vice-presidente Industrial da Moto Honda, Júlio Koga, a imigração japonesa trouxe uma importante contribuição à Amazônia: desde a introdução de técnicas mais eficientes na agricultura, passando pela contribuição científica e industrial com a instalação de grandes empresas japonesas no país, como a Honda.
“O Jungle Matsuri além de colocar a cultura e os costumes nipônicos em evidência, serve ainda como como integração à sociedade manauara e esta união é muito rica e próspera, pois nos permite extrair o que há de melhor de ambas as tradições.” declarou Koga.
No espaço Honda os visitantes poderão conhecer um pouco do trabalho que a empresa desenvolve no estado, exposição de motocicletas, além de atividades sociais e ambientais.
Na área social destaque para o programa “Sou Voluntário Honda’ e iniciativas ambientais como o Projeto agrícola. A área do Clubinho Honda voltada às crianças contará com atividades recreativas e lúdicas para a educação de trânsito.
Clubinho Honda
O Clubinho Honda é um espaço dedicado ao público infantil. Conhecida como Cidade Mirim, a área reproduz as vias públicas de uma cidade, com a intenção de transmitir por meio de atividades recreativas e lúdicas conceitos de educação no trânsito para crianças de 4 a 7 anos.
A Honda reconhece o papel da educação como um pilar central para o desenvolvimento social do país e acredita que a formação dos futuros condutores sobre o respeito às leis e sobre os comportamentos seguros no trânsito deve ser feita desde cedo, por isso desenvolve o projeto.