Semana passada, um pronunciamento do vereador Dione Carvalho (Patriota) no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) provocou polêmica. Na última terça, 9, ele sugeriu que os shoppings de Manaus deveriam adotar “critérios” para permitir entrada de pessoas, e que foi abordado por lojistas de vários shoppings da cidade reclamando de brigas de jovens no interior dos estabelecimentos.
Ele também afirmou que iria preparar um Projeto de Lei sobre o assunto, para ser debatido na Câmara, para “tentar restringir e coibir esse tipo de situação”.
Leia mais:
Lei orçamentária de Manaus para 2023 é aprovada na CMM
Vereador Rodrigo Guedes entra com ação na justiça contra taxa de esgoto
Ele disse:
“Hoje os shoppings de Manaus são sinônimo de insegurança. Desde que me entendo por gente, eu ia para o shopping e havia critérios para entrar. Acredito que a população e até os senhores vereadores já passaram por uma situação semelhante: quando você está sentado com a sua família esperando, vem alguém lhe pedindo alguma coisa. E se você não der aquela ajuda, aquele dinheiro, eles xingam a gente. Isso sem contar o encontro de jovens, galeras e grupos dentro dos shoppings”.
Hoje, 15, dada a repercussão negativa da sua fala, Carvalho falou à Onda Digital. O vereador afirmou que “portais estão distorcendo a questão”. Ele disse:
“O verdadeiro objetivo do PL [Projeto de Lei] é intensificar as fiscalizações junto com as Polícias Civil e Militar, juizados da infância e adolescência e conselhos tutelares. Vamos pegar as demandas de adolescentes para que sejam tratadas e, se Deus quiser, resolvidas. Jovens marcam encontros pelas redes sociais e nos shoppings criam brigas e badernas, importunando as pessoas”.
Ele também afirmou que o Projeto de Lei sobre o assunto vai tramitar pela CMM e será debatido pela casa.