A partir de hoje, dia 20, as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas devem ser realizados até 5 de agosto.
A nível nacional, o primeiro partido a realizar convenção será o PDT (Partido Democrático Trabalhista), para oficializar a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República. A convenção ocorrerá em Brasília, na tarde de hoje. O PDT não fará coligações ou alianças com outros partidos, e ainda não definiu quem irá ocupar a vaga de vice-presidente.
Esta será a quarta vez que Gomes concorre à presidência.
Leia mais:
Partidos iniciam convenções, e Lula e Bolsonaro dominarão tempo de TV
Eleições 2022: O que se sabe sobre os vices dos pré-candidatos ao governo do AM
Já no Amazonas, o primeiro partido a realizar convenção será o PMB (Partido da Mulher Brasileira). A convenção vai ocorrer hoje em Manaus, às 18h, no Hotel Blue Tree Premium, bairro Adrianópolis. De acordo com o presidente estadual da sigla, Charles Sampaio, o PMB apoiará as candidaturas de Amazonino Mendes para o governo do Estado e de Omar Aziz para o Senado. O PMB também lançará 25 nomes candidatos a deputado estadual.
“Vamos com Omar e Amazonino”, disse Sampaio. “Nesse primeiro momento não vamos brigar com ninguém, até mesmo o Eduardo Braga é nosso amigo. Uma possível coligação estadual está aberta até o final do prazo”.