Com Jair Bolsonaro (PL) inelegível, sua esposa, Michelle Bolsonaro (PL), desponta como a candidata favorita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026. A informação é da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pela Genial/Quaest.
Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 devido às condenações impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas sua ausência abre espaço para outras lideranças na direita.
De acordo com o levantamento, Michelle Bolsonaro registra 21% das intenções de voto, liderando a disputa. Em segundo lugar, aparece o empresário Pablo Marçal (PRTB), com 18%, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17%.
Outros nomes também foram destacados na pesquisa Quaest: Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento e Orçamento; Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná; Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais e Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás.
Saiba mais:
- Pesquisa Quaest: Governo Lula fecha 2024 com 52% de aprovação e 47% de desaprovação
- Governo Lula é reprovado por 90% do mercado financeiro, diz nova pesquisa Quaest
Ainda segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar nas eleições de 2026 ou preferiram não responder.
Sobre a pesquisa Quaest
A pesquisa da Genial/Quaest entrevistou presencialmente 8.598 pessoas em todo o Brasil entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.