Um foragido da Justiça, de 22 anos, foi capturado na madrugada desta terça-feira (10/12), no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. A ação policial foi realizada por policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
Segundo informações da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), durante patrulhamento por volta das 5h30, os policiais militares visualizaram um homem em uma motocicleta com a placa parcialmente encoberta por um adesivo.
Diante da adulteração de sinal identificador, a equipe policial procedeu com abordagem e constatou que o condutor tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas.
O homem foi conduzido, juntamente com o veículo, ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Leia mais:
Foragido da Justiça é preso durante patrulhamento da PM no Coroado, em Manaus
Avião anfíbio faz pouso forçado no distrito de Caiambé, em Tefé
O que configura adulteração de placa?
Pela redação do artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): Trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentação ou concentração de pessoas, gerando perigo de dano: Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.
Outro caso
Na última quinta-feira (23/05), um homem, identificado como Dalton César Medina Colares, de 28 anos, foi preso em flagrante por utilizar um veículo com placa adulterada e receptação dolosa. A prisão ocorreu na avenida Manaus 2000, bairro Distrito Industrial 1, zona Sul da capital.
Conforme o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, as diligências tiveram início após a vítima comparecer à unidade policial e informar que vendeu seu veículo há cerca de dois anos para uma pessoa residente no estado do Pará. No entanto, após certo tempo, passou a receber diversas notificações de infrações de trânsito ocorridas em Manaus.
“A antiga proprietária do carro entrou em contato com o comprador para confirmar se o veículo ainda estava com ele e obteve a informação de que o automóvel se encontrava no Pará, com problemas mecânicos”, disse o delegado.
Mesmo com a informação, os policiais realizaram as diligências e localizaram o veículo em Manaus. O carro foi abordado com Dalton, e constatou-se que ele apresentava sinais de adulteração na placa.
“O indivíduo, junto com o automóvel, foi conduzido à delegacia. Após uma averiguação minuciosa, foi constatado que o veículo era roubado, com restrição desde 2015. Ao ser interrogado, ele disse que comprou o carro por meio de uma rede social, mas não tem mais informações do vendedor. Ele apenas disse que deu uma motocicleta, um celular e um valor em dinheiro, mas não comprovou a transação”, disse Barreto.
Dalton César foi autuado por utilizar veículo com sinal de identificação adulterado e receptação dolosa. Ele foi encaminhado à audiência de custódia, onde ficou à disposição do Poder Judiciário.