Na manhã desta quinta-feira (14/11), o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou, por meio de sua conta no X (antigo Twitter), sobre o atentado ocorrido na noite de quarta-feira (13), em frente ao Supremo Tribunal Federais (STF). O episódio envolveu Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, que detonou explosivos na Praça dos Três Poderes e veio a falecer.
Bolsonaro classificou o ato como um “fato isolado” e sugeriu que o incidente foi motivado por “perturbações na saúde mental” do autor. Apesar disso, destacou a gravidade do caso e a necessidade de reflexão.
“Lamento e repudio todo e qualquer ato de violência, a exemplo do triste episódio de ontem na Praça dos Três Poderes. Apesar de configurar um fato isolado, e ao que tudo indica causado por perturbações na saúde mental da pessoa que, infelizmente, acabou falecendo, é um acontecimento que nos deve levar à reflexão”, afirmou o ex-presidente.
Saiba mais sobre o caso:
- Simone Tebet comenta ataque explosivo ao STF: Os lobos nunca são solitários
- Alckmin afirma que atentado ao STF não afetará reunião do G20
- VÍDEO: Veja momento em que homem-bomba explode na Praça dos Três Poderes
No pronunciamento, Bolsonaro ressaltou, ainda a importância de um diálogo entre diferentes forças políticas e institucionais.
“E as instituições têm um papel fundamental na construção desse diálogo e desse ambiente de união. Por isso, apelo a todas as correntes políticas e aos líderes das instituições nacionais para que, neste momento de tragédia, deem os passos necessários para avançar na pacificação nacional”, escreveu.
– Pela pacificação,
– Lamento e repudio todo e qualquer ato de violência, a exemplo do triste episódio de ontem na Praça dos Três Poderes. Apesar de configurar um fato isolado, e ao que tudo indica causado por perturbações na saúde mental da pessoa que, infelizmente, acabou…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 14, 2024