Donald Trump conquistou mais de 270 delegados no colégio eleitoral, se tornando o presidente dos Estados Unidos. A vitória foi cravada às 7h32 (horário de Brasília), quando o republicano garantiu 276 delegados.
Nos Estados Unidos, a apuração é de responsabilidade de cada estado, ou seja, a contagem pode demorar semanas. Com isso, a projeção permite saber com antecedência quem será o vencedor. Vitórias na Geórgia e na Pensilvânia foram decisivas.
Figuras marcantes, políticos e lideranças comentaram em perfis nas redes sociais sobre o retorno de Trump à Casa Branca.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quarta-feira (06/11).
O ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou um texto curto por volta das 4h20, no horário de Brasília, junto a um vídeo produzido para o momento, sendo uma sequência de imagens. Ele aparece em encontros com Donald Trump realizados durante viagens oficiais aos Estados Unidos.
Também no X, Elon Musk escreveu que “o povo da América deu a Trump um claro mandato para a mudança”. Em seguida, ele postou a foto de um foguete, com a legenda “o futuro será fantástico”.
As ações da Tesla, do empresário Elon Musk, subiram 13% nesta quarta-feira (06/11), nas negociações de Wall Street. O resultado positivo coincide com a vitória de Donald Trump, apoiado por Musk.
Já Javier Milei, presidente da Argentina, parabenizou Trump por uma “vitória formidável”.
“Você sabe que pode contar com a Argentina para executar sua tarefa. Sucesso e bênçãos”, escreveu no X.
Saiba mais:
Donald Trump é eleito presidente dos EUA
Polícia Federal é acionada para investigar vídeo falso de Alckmin
Na Europa, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, também parabenizaram Trump.
O francês afirmou, pelo X, estar pronto para trabalhar ao lado do republicano “como fizemos por quatro anos”.
“Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”, escreveu.