Em entrevista realizada nesta quarta-feira (4), na Rádio e Tv Onda Digital, no programa Boa Noite Amazônia, o deputado federal José Ricardo (PT), fez um balanço da nova redução do IPI e quais ações estão sendo tomadas.
Leia mais:
O deputado falou aos apresentadores Álvaro Corado e Priscila Peixoto sobre seu requerimento que convoca o ministro de economia Paulo Guedes a explicar o decreto do IPI do Governo Federal na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.
Em reunião realizada, na manhã desta quarta-feira (4), o requerimento se tornou convite após acordo na Comissão com os autores desses documentos sobre o assunto e a base do Governo Federal.
O convite ficou para o dia 1º de junho, para Paulo Guedes explicar sobre os últimos decretos do Governo Federal que reduzem o Imposto sobre Produtos Industrializados. O deputado Zé Ricardo que é membro suplente da Comissão, informou que caso o ministro não participe da reunião convite, o parlamentar vai entrar com o requerimento de convocação.
“O presidente Bolsonaro e seu ministro da Economia devem explicações à população do Amazonas. Com esse requerimento aprovado, iremos tratar da Zona Franca de Manaus e dos prejuízos que estão sendo causados com as medidas do Governo Federal que reduzem as alíquotas de IPI em todo o país, sem excepcionalizar todos os produtos do nosso Polo Industrial. Houve um apelo do vice-líder do Governo para converter a convocação em convite, justificando que o ministro ainda não estaria bem de saúde para vir a esta Casa nos próximos dias. De minha parte, não vejo nenhum problema. Nosso interesse é que ele compareça aqui. Porque já ouvi de colegas que, em outras ocasiões, ele não respeitou essa Casa, não vindo a esta comissão quando chamado. Se isso acontecer, vamos convocá-lo novamente. Bolsonaro e sua equipe econômica, capitaneada pelo ministro Paulo Guedes, deixam de cumprir uma promessa feita à classe política e industrial do Amazonas”, afirmou Zé Ricardo.
Paulo Guedes está sendo convidado a prestar esclarecimentos à Comissão da Indústria e Comércio sobre os decretos números 10.985,10.979, ambos de 2022, do governo federal que reduziram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em 35%, para todo o país.
O ministro vai explicar os motivos por que mandou zerar, po meio do decreto nº 11.047/2022, as alíquotas do IPI do bem como o que zerou essas alíquotas polo de concentrados.