Os franceses foram às urnas nesse domingo (10), para o primeiro turno das eleições presidenciais. Ao todo, doze candidatos concorreram, com Emmanuel Macron e Marine Le Pen despontando na frente.
Segundo estimativas do Instituto Ifop, Macron, o atual líder, teria conseguido 28,6% dos votos, e a candidata da extrema-direita de Le Pen com 24,4%, irão disputar o segundo turno das eleições no dia 24 de abril.
Veja também:
Torcida do PSG picha muros da sede em Paris e exige saída de dirigentes
Ataque na fronteira entre Polônia e Ucrânia eleva tensão: “Europa sob ameaça”
Macron declarou que “ainda nada está decidido” e comprometeu-se a trabalhar para convencer todos os eleitores, incluindo aqueles votaram nos candidatos da extrema-esquerda e a extrema-direita ou que se abstiveram. Já a segunda candidata, Le Pen, disse que irá resolver todas as divisões do país caso seja eleita.
Jean-Luc Mélenchon obteve o terceiro melhor resultado nas urnas, com 20,1% dos votos, 13 pontos percentuais na frente de Eric Zemmour, o quarto mais votado, com 7,2%. E Velérie Pécresse teve 5% dos votos.
Até o momento, quatro dos candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições, Jean-Luc Mélenchon, Anna Hildado, Valerie Pecresse e Yannick Jadot, declararam oposição à Len Pen neste segundo turno.