26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Barreto diz que faltou planejamento da concessionária para fornecer energia na seca

Publicado em:

- Anúncio -

Em entrevista à Rede Onda Digital, o deputado estadual e candidato a prefeito de Manaus, Wilker Barreto (Mobiliza), culpou a concessionária Amazonas Energia, nesta quinta-feira (26/09), pelo racionamento ou falta de energia elétrica no interior durante a severa estiagem. Para Barreto, faltou planejamento da empresa para garantir o fornecimento no período anual de seca no Estado para, por exemplo, as comunidades em isolamento atualmente.

“Infelizmente, a estiagem está machucando o Amazonas, mas isso já foi anunciado com um ano de antecedência. Nós, infelizmente, bateremos o recorde histórico da estiagem e eu pergunto: ‘Por que a Amazonas Energia não se preparou e deixou os estoques de combustível para manutenção das termelétricas?’. Existem municípios que estão ficando isolados [com a vazante dos rios]”, disse o parlamentar.


Leia mais:

Prefeitura de Nhamundá inicia racionamento de água devido à seca, que afeta poços artesianos

Condomínios de Manaus decretam racionamento de água devido à estiagem severa

MPAM anuncia que o fornecimento de energia elétrica será fiscalizado durante estiagem em São Gabriel da Cachoeira


Na condição de deputado, Wilker Barreto apresentou um requerimento para que representantes da Amazonas Energia prestem esclarecimentos na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) sobre a logística e medidas emergenciais para evitar “apagões” e racionamento em plena seca. As ações da concessionária, segundo Barreto, precisam atender principalmente a zona rural de Manaus e os municípios do interior.

“Como é que vai ficar os hospitais? Como é que vai ficar o comércio? Como é que vai ficar a vida dos nossos irmãos do interior? Nós estamos falando aí de milhares e milhares de pessoas que podem ficar desassistidas pela falta de planejamento [da Amazonas Energia]”, afirmou Wilker Barreto.

O deputado estadual informou que também entrou com representação no Ministério Público (MPAM) e Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) para assegurar os serviços da concessionária nas cidades impactadas pela estiagem. “Que a empresa dê o jeito dela. Se vai levar de helicóptero agora [os combustíveis para as termelétricas], de foguete. Mas eles sabiam que o rio iria secar e que os estoques deveriam já ter sido providenciados. E olha que nós nem chegamos no ápice da seca. Ainda tem mais 40 dias de estiagem”, destacou Barreto.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
- Anúncio -