O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realizou entre 14 e 18 de março a Semana do Jovem Eleitor, para estimular jovens entre 16 a 18 anos a tirarem seus títulos de eleitor – para esta faixa etária, o voto é facultativo. Foram emitidos 96.425 mil novos títulos em todo o Brasil e no exterior para jovens nessa idade.
Mesmo assim, a adesão desse público é considerada baixa. Até o momento, pouco mais de 830 mil jovens entre 16 e 17 anos têm o título de eleitor, segundo a Justiça Eleitoral.
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Por isso, o TSE vai intensificar nas redes sociais a campanha para estimular jovens entre 16 e 18 anos a tirar o título de eleitor. As redes sociais do TSE e dos TREs têm conversado de forma mais direta com os jovens em três segmentos distintos: quem tem 15 anos e já terá completado 16 no dia 2 de outubro; os jovens de 17 anos; e as brasileiras e os brasileiros que completam 18 anos em 2022. Essa mobilização nacional conta com a parceria de diversos influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas.
Recentemente até a cantora Anitta fez post no seu twitter conclamando jovens a tirarem título de eleitor. Ela foi retuitada pela atriz Bruna Marquezine e pelo próprio TSE.
O engajamento do público dessa faixa etária no país é o menor já registrado desde quando começou esse tipo de acompanhamento, há 30 anos. Nas últimas eleições gerais, de 2018, esse número era de 1,4 milhão. E vem caindo ano a ano.