Neste domingo, 8 de setembro, completam-se dois anos desde a morte da rainha Elizabeth II, apelidada carinhosamente pelos brasileiros de “Betinha”. Aos 96 anos, Elizabeth faleceu em 2022, após 70 anos de reinado, sendo a monarca mais longeva da história da Grã-Bretanha.
Para homenagear o legado da rainha, a família real britânica compartilhou nas redes sociais uma foto memorável, capturada em 2019 durante uma festa de verão nos jardins do Palácio de Buckingham. Na imagem, Elizabeth aparece sorridente, refletindo o espírito de devoção e força que a caracterizaram ao longo de seu reinado. Na legenda, a família real escreveu: “Em memória da Rainha Elizabeth II, 1926-2022”.
Ver essa foto no Instagram
Saiba mais:
- Castelo onde rainha Elizabeth II morreu abre as portas para visitação pela primeira vez
- Foto da rainha Elizabeth II também teria sido alterada, diz agência
O reinado
Elizabeth II assumiu o trono em 1952, e seu reinado foi marcado por grandes transformações políticas e sociais, tanto no Reino Unido quanto no cenário global. Sua morte, mesmo após notícias de piora em seu quadro de saúde, foi um choque para o mundo. O impacto de sua partida foi tão grande que, no Brasil, entrou para a lista dos eventos mais buscados no Google em 2022.
Seu primogênito, Charles III, que assumiu automaticamente o trono após sua morte, expressou o luto coletivo em um comunicado que tocou milhões de pessoas: “Nós estamos em luto profundo com a passagem na nossa querida soberana e mãe amada. Eu sei que a morte dela será sentida por todo o país”, disse o novo rei.
Últimos momentos da rainha
Elizabeth passou seus últimos momentos no Palácio de Balmoral, um dos seus refúgios preferidos, localizado na Escócia. Segundo Edward Young, secretário particular da rainha, ela partiu de forma “muito pacífica”, durante o sono. “Velhice. Ela não teria conhecimento de nada. Sem dor”, revelou Young ao Daily Mail, destacando o que foi registrado nos documentos históricos do arquivo real.
Quando a notícia da piora de saúde da monarca chegou, Charles III embarcou às pressas para Balmoral, onde conseguiu passar uma hora ao lado da mãe, acompanhado da rainha consorte Camilla. Outros membros do círculo íntimo da rainha, como sua filha, a princesa Anne, e sua costureira e confidente de longa data, Angela Kelly, revezavam-se ao lado da cama de Elizabeth.
Com informações de Metrópoles