Hoje mais cedo, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou a suspensão da importação de petróleo, gás e energia provenientes da Rússia por parte do seu país, numa dura medida econômica contra a guerra na Ucrânia. Agora, o presidente russo Vladimir Putin anuncia em resposta ao embargo norte-americano que vai proibir ou limitar o comércio de matérias-primas russas até o final do ano.
Segundo o decreto presidencial emitido pelo Kremlin, a sede do governo russo, a lista de produtos e países a serem afetados pela proibição do comércio será elaborada em até dois dias. Pela medida, a Rússia não venderá nem comprará produtos básicos.
Leia mais:
EUA anuncia suspensão de importação do petróleo russo
Putin estabelece lista de condições para fim da guerra na Ucrânia
A Europa promete sofrer mais com a retaliação russa. O governo russo já ameaçou fechar o maior gasoduto da Rússia para a Alemanha, e a proibição de exportação de petróleo por parte dos russos deverá atingir todos as nações que se opuseram à ofensiva militar sobre a Ucrânia, como os 27 países da União Europeia, além do Japão e da Austrália. A Rússia é a maior exportadora de gás natural do mundo e a segunda maior exportadora de petróleo, atrás somente da Arábia Saudita.
Via Folha de S. Paulo.