Hoje, comitivas da Rússia e da Ucrânia se encontram em Belarus para dar início a negociações de cessar-fogo e retirada de tropas. Representantes do presidente russo Vladimir Putin e do ucraniano Volodimir Zelensky se reúnem na cidade de Gomel, fronteira entre Belarus e a Ucrânia. É a primeira vez em que representantes dos dois países se encontram desde o início da invasão russa a território ucraniano, há cinco dias.
Veja mais:
Banida! Fifa tira Rússia das competições internacionais
Ministro das Relações Exteriores diz que brasileiros sairão da Ucrânia “quando for seguro”
As comitivas já se encontraram, disse Mykhailo Podolyak, um assessor de Zelensky. Enquanto isso, a Ucrânia chegou a divulgar que a ofensiva russa sobre suas cidades diminuiu de ritmo, com a capital Kiev apresentando um cenário mais tranquilo, embora combates prossigam em outras cidades.
Dependendo das condições exigidas pelo governo russo, é possível que Zelensky assine a sua rendição. Mas as condições principais exigidas pelo governo ucraniano são o cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas do seu país.
O conselheiro presidencial russo Vladimir Medinsky, que chefia a delegação russa, afirmou que a Rússia tem interesse em chegar a um acordo que seja bom para as duas partes. Cada vez mais o governo Putin tem enfrentado pressões internacionais: no fim de semana o país experimentou mais punições financeiras quando os bancos do país foram cortados do sistema internacional de transações financeiras chamado Swift.
Com informações de G1 e Folha de S. Paulo.