O governador do Amazonas, Wilson Lima, expressou nesta segunda-feira (26/08) sua insatisfação com a recente decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de restringir o tráfego de veículos de carga pesada na BR-319. A medida, que afeta diretamente o trecho entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO), foi publicada no Diário Oficial da União e está sendo implementada devido à falta de balanças de pesagem e às precárias condições das pontes de madeira ao longo da rodovia.
Segundo Wilson Lima, a decisão do DNIT não apenas impõe um novo desafio logístico ao estado do Amazonas, mas também agrava o isolamento da região em um momento crucial.
“É muito complicado quando se toma uma decisão como essa, é colocar mais um peso… e dificultar mais ainda a nossa vida aqui no estado do Amazonas”, afirmou o governador.
Ele criticou a medida por, em sua visão, penalizar a população local, ao invés de apresentar uma solução viável para os problemas estruturais da BR-319. Lima enfatizou que a solução para a rodovia é fundamental para a integração do Amazonas com o restante do país.
“Não dá para colocar nossa população de joelhos, deixar nossa população no isolamento e principalmente num momento como esse”, pontuou.
"Não dá para deixar nossa população no isolamento": Wilson Lima critica decisão do DNIT sobre a BR-319 pic.twitter.com/REZHyVzInR
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 26, 2024
Saiba mais:
- “A BR-319 seria agora a nossa salvação”, diz Wilson Lima apontando impactos causados por estiagens extremas
- DNIT restringe tráfego de veículos pesados na BR-319; entenda
O governador destacou que a Amazônia merece um olhar diferenciado do governo federal, que atenda às necessidades básicas de sua população, particularmente em áreas mais isoladas.
“Esse é o momento em que o estado do Amazonas mais precisa do governo federal. Esse é o momento em que o povo do Amazonas mais precisa do Brasil, porque aqui todos nós somos brasileiros, assim como os brasileiros de qualquer outra parte desse país.”, declarou Lima.
Desafios
Wilson Lima reforçou a necessidade de um compromisso maior do governo federal com a infraestrutura da Amazônia. Para ele, o investimento na BR-319 é crucial não apenas para o desenvolvimento econômico do estado, mas também para garantir condições mínimas de vida para as comunidades isoladas.
“Nosso grande desafio é proteger a nossa população, é dar condições mínimas de sobrevivência”, afirmou.