Faleceu na madrugada desta segunda (12/8) o escritor, jornalista e dramaturgo amazonense Márcio Souza. Ele tinha 78 anos. Segundo informações preliminares, Márcio Souza sofria de diabetes e teve uma parada respiratória no domingo. Ele acabou não resistindo e veio a óbito nas primeiras horas de segunda.
A morte dele foi confirmada pelo Governo do Amazonas, que decretou luto oficial de três dias.
Leia mais:
Morre Tuíre Kayapó, ativista das defesa dos direitos indígenas
Escritor manauara Vitor Gusmão vence premiação literária nacional em três categorias
Márcio Souza foi um dos maiores nomes da literatura e da cultura no estado. Ele nasceu em Manaus em 1946, estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e escreveu grandes obras literárias como Galvez, O Imperador do Acre; A Caligrafia de Deus; Lealdade, pelo qual recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1997; e Mad Maria, seu livro de maior destaque e que deu origem à minissérie de mesmo nome, de Benedito Ruy Barbosa, produzida pela TV Globo em 2005.
Também trabalhou como diretor de cinema, tendo comandado o filme A Selva, lançado em 1970.
Ele foi, ainda, professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth, além de ter sido diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte. Atualmente, atuava como diretor da Biblioteca Pública do Amazonas e ocupava a cadeira de nº 25 da Academia Amazonense de Letras.
Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.