O velório do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, iniciou nesta terça-feira (21/05) e terá duração de três dias. As homenagens acontecerão em quatro cidades do país, incluindo a capital Teerã. Ele será enterrado em um Santuário na região de Mashed. O ex-presidente faleceu na madrugada da última segunda-feira (20/05), vítima de um acidente de helicóptero.
Saiba mais:
VÍDEO: Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero
Falha técnica pode ter provocado acidente que matou presidente do Irã
Lula lamenta morte do presidente do Irã: “Minhas condolências aos familiares das vítimas”
Ebrahim e outras sete autoridades não sobreviveram após a queda do helicóptero em uma região com forte neblina, localizada na província montanhosa do Azerbaijão Oriental. O chanceler do país também estava no acidente.
Ainda nesta semana autoridades do país confirmaram que uma falha técnica causou o acidente no helicóptero. Segundo a imprensa oficial do Irã, as eleições presidenciais estão marcadas para o dia 28 de junho, pouco mais de um mês após a morte de Raisi.
O primeiro-vice-presidente, Mohammad Mokhber, assumiu o cargo de presidente de forma interina até as eleições. Mokhber foi nomeado pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que é a figura política mais poderosa do país.
Ebrahim Raisi era o segundo homem mais importante do Irã e favorito para suceder Khamenei.
Veja o vídeo do velório:
*Com informações da CBN