O deputado da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Marquito (PSOL-SC), anunciou a demissão de sua assessora, Cintia Cruz, devido ao comentário sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, que já resultou em 147 mortes até esta segunda-feira (13/5). Na semana passada, a assessora sugeriu que a mãe natureza estaria “limpando” a região Sul do País.
O comentário de Cintia Cruz foi feito na sexta-feira (10/5) em uma postagem do perfil “Floripa Discover”, que compartilhava um vídeo nas redes sociais. No vídeo, um gaúcho estava fazendo churrasco durante os alagamentos.
A assessora escreveu: “Não é à toa que a mãe natureza está limpando o lugar que mais consome carne no Sul do País.”
Após desencadear uma onda de repúdio, segundo o jornal O Globo, o caso levou a assessora a gravar um vídeo se desculpando pela declaração.
“Vim me retratar diante do comentário infeliz em um momento tão sensível que o Rio Grande do Sul está passando, a todos aqueles que se sentiram ofendidos”, disse a assessora.
“O que está sendo propagado na internet não vem de encontro a minha luta”, declarou.
Leia mais:
VÍDEO: Policial de folga é morto a tiros na ‘frente’ de viatura da PM, no Ceará
Doação de alimentos para RS vale ingressos para espetáculos no Teatro Amazonas
Em seguida, Marquito emitiu uma nota em que confirmou sua exoneração.
“Tomei conhecimento do comentário feito por uma de nossas assessoras em uma postagem nas redes sociais. A assessora foi exonerada”, escreveu o deputado Marquito (SC).
Leia a nota:
“Não concordo com o conteúdo do comentário. Como sempre expusemos em nossa atuação parlamentar ambientalista, toda a humanidade está exposta aos impactos das mudanças climáticas. Os eventos extremos no nosso estado vizinho são efeito de ações globais, e não individuais, e as pessoas vulneráveis são as mais atingidas. Lamento muito toda a situação, especialmente considerando que a assessora exonerada é uma líder comunitária que dedica a vida a ações humanitárias e ambientais. Ela, inclusive, tem atuado em prol da população afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, tendo viajado para lá para levar doações. A assessora prontamente expressou arrependimento e se retratou. Estou trabalhando diariamente, com nossas assessoras e nossos assessores, para ajudar o Rio Grande do Sul, inclusive com viagens para transporte de doações. Toda minha solidariedade ao povo gaúcho.”