A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma aeronave Remotamente Pilotada (ARP) caiu e colidiu com o solo em área desabitada, nesta terça-feira (7/05).
Segundo a nota emitida pela FAB, o drone estava sendo usado desde domingo (5) para auxiliar na localização de pessoas que precisam de resgate.
“Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), da FAB, que é empregada nas missões de apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, apresentou durante sua operação um problema técnico e veio a colidir com o solo, em região desabitada, nesta terça-feira (07/05).
Ainda de acordo com a FAB, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai investigar os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica.
Leia mais:
No RS, fábrica de cerveja interrompe produção para envasar água potável e doar à população
Repasse federal ao Rio Grande do Sul com emendas parlamentares supera R$ 1 bilhão
O modelo do drone usado é um RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems e pertence à BASM (Base Aérea de Santa Maria). O equipamento possibilita análises em tempo real e alta precisão da localização.
No boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (8/5), o número de mortes registradas subiu para 100. Há 128 desaparecidos e 372 feridos.
Mais de 163 mil pessoas estão desalojadas e outras 66.761 foram acolhidas em abrigos. Os dados foram confirmados pela Defesa Civil do estado.