Neste sábado (4/05), o lago Guaíba registrou uma elevação sem precedentes, ultrapassando os 5 metros e alcançando o maior nível de sua história, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH). Às 8h da manhã, a medição apontou 5,2 metros, superando a marca anterior de 4,77 metros, estabelecida na sexta-feira (3).
A capital gaúcha enfrenta uma situação de emergência devido às intensas chuvas que assolam a região desde a última segunda-feira (29/04). O aumento do nível do Rio Guaíba ameaça agravar ainda mais a crise, colocando em risco áreas residenciais e de infraestrutura.
Segundo informações da Defesa Civil municipal, a enchente já resultou em 56 mortes, além de deixar 67 pessoas desaparecidas e 74 feridas. O número de desalojados chega a 24.666, enquanto 350 mil pontos permanecem sem energia elétrica e mais de 860 mil clientes estão sem abastecimento de água. Como medida preventiva, as aulas foram suspensas em toda a rede estadual.
Leia mais:
Leite alerta que nível do Guaíba passará de 5 metros nesta sexta (3); Força Nacional é enviada ao RS
RS: Caixa libera saque do FGTS para afetados pela enchente
Diante da gravidade da situação, o Aeroporto Internacional Salgado Filho suspendeu seus voos por tempo indeterminado. Os diques de proteção que evitam danos maiores em Porto Alegre estão sob pressão, podendo romper a qualquer momento.
A prefeitura de Porto Alegre lançou um apelo por ajuda através das redes sociais, disponibilizando um canal de doações para auxiliar as vítimas das enchentes. As contribuições serão direcionadas para a recuperação das famílias desabrigadas, mediante a utilização da chave PIX: CNPJ 92963560000160 (Caixa).
*Por Otávio Vislley