Nesta terça-feira (23/04), o Plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu o ministro Mauro Campbell Marques ao cargo de Corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), posto atualmente ocupado pelo ministro Luís Felipe Salomão, que atuará até agosto.
A indicação será submetida à apreciação do Senado Federal. A nomeação caberá ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Saiba mais:
CNJ aponta tentativa de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e Gabriela Hardt de desviar R$ 2,5 bilhões
CNJ forma maioria e derruba afastamento de ex-juízes da lava jato
CCJ do Senado aprova PEC que prevê bônus para membros do Judiciário e MP
Atual diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Mauro Campbell já atuou como professor, advogado, secretário de Estado de Justiça, de Segurança Pública, de Controle Interno, Ética e Transparência no Amazonas.
Antes de chegar ao STJ, foi membro do Ministério Público por 21 anos e chefiou a instituição no Amazonas por três vezes.
Natural de Manaus, o ministro foi indicado ao STJ pelo presidente Lula, no segundo mandato, em 2008. Hoje, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma da Corte.
A eleição do novo corregedor se deu na mesma sessão em que foi realizada a eleição para a presidência da Corte, em que foram eleitos os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão como presidente e vice-presidente.