Em entrevista ao programa Meio Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, Anne Moura afirmou nesta quarta-feira (03/04) que não é uma “pré-candidata de mentirinha” para a Prefeitura de Manaus. Ela culpou o diretório municipal da legenda por atrapalhar sua indicação pelo Partido dos Trabalhadores para as eleições municipais e gerar um impasse que obrigou as lideranças nacionais a convidarem o ex-deputado federal Marcelo Ramos como alternativa.
“Estou há mais ou menos um ano como pré-candidata a prefeita de Manaus. Eu não coloquei meu nome para demarcar e nem para fazer firula. Estou em um processo de construção, inclusive, combinado com o presidente [da República] Lula e combinada com a presidente [nacional do PT] Gleisi [Hoffmann]. Ocorre que outros companheiros foram colocando nome e nós terminamos o ano [de 2023] em torno de seis pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, o que levou isso a demora na decisão [sobre o nome oficial para as eleições]”, disse Anne.
Anne Moura revelou que era a mais cotada a ser lançada pela sigla para as eleições municipais, segundo uma pesquisa interna do partido encomendada pelo diretório nacional. Isso antes de Marcelo Ramos aceitar se filiar ao PT a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira (02/04), para disputar o cargo de chefe do Poder Executivo na capital amazonense.
“O resultado [da pesquisa conduzida pelo diretório municipal] saiu no final de março ainda, mas ficaram segurando e não deram prosseguimento aquilo que tinha sido acordado com todos os [seis] pré-candidatos [de Manaus]. A nacional [do PT] vendo essa realidade, a não definição e a falta de capacidade de cumprimento de acordo, inclusive, dos próprios dirigentes locais, teve essa articulação [de escolher Marcelo Ramos]. É uma articulação que faz parte do processo nacional, de encontrar então uma alternativa que pudesse ser apresentada para o PT”, analisou.
📌Anne Moura revelou que era a mais cotada a ser lançada pela sigla para as eleições municipais, segundo uma pesquisa interna do partido pic.twitter.com/5NNOLzGizu
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 3, 2024
A secretária Nacional de Mulheres do PT informou que não cederá ainda a sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus. Ela vai esperar Marcelo Ramos vir para Manaus para decidir a melhor solução para a legenda nas eleições municipais.
“Uma coisa eu deixei bem claro: eu não sou pré-candidata de mentirinha. O Marcelo Ramos pode vir [ao PT]. Ele é muito bem-vindo e como qualquer filiado do PT pode ser pré-candidato à Prefeitura de Manaus, já que tinham seis [pré-candidatos]. Agora vamos ter que dialogar. Tem regras dentro do PT”, disse Anne Moura.
📌 “Uma coisa eu deixei bem claro: eu não sou pré-candidata de mentirinha", diz Anne Moura, pré-candidata à Prefeitura de Manaus pelo PT pic.twitter.com/qHZA2FhRLE
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 3, 2024
Leia mais:
Marcelo Ramos diz que foi escolhido por Lula para ser o pré-candidato do PT à Prefeitura de Manaus
Moura declarou que não pretende rivalizar com Marcelo Ramos sobre a pré-candidatura. Mas que vai exigir que o processo legítimo criado pela direção nacional para escolher um nome ideal para as eleições seja respeitado.
“Agora é preciso registrar que isso não tem a ver com Marcelo [Ramos]. É um problema interno. Da falta de capacidade e de resolução [do diretório municipal]. Estou pré-candidata há quase um ano e saí em seis pesquisas [de intenção de voto] e não em pesquisa do PT […] Entrei o ano com 3% [de preferência do eleitorado] e isso não pode ser menosprezado ”, disse a secretária Nacional de Mulheres do PT.
📌 Moura declarou que não pretende rivalizar com Marcelo Ramos sobre a pré-candidatura pic.twitter.com/Mz88cUKUK3
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 3, 2024
“A única coisa que eu quero é que seja respeitada a metodologia que foi estabelecida. Então, hoje o PT de Manaus tem dois pré-candidatos: eu que saí da metodologia [pesquisa] do PT e o companheiro Marcelo Ramos, que se filiou ontem (02/04) pelo site a convite do presidente Lula e da presidente Gleisi”, completou Anne Moura.
📌 "Hoje o PT de Manaus tem dois pré-candidatos", afirma Anne Moura sobre indefinição do partido para as eleições municipais deste ano pic.twitter.com/2oQzHoW485
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 3, 2024
Confira na íntegra a entrevista de Anne Moura: