O presidente da França, Emmanuel Macron, entrou na brincadeira e publicou uma montagem de uma foto sua com o presidente Lula (PT) com a legenda “La la land”. As imagens de Macron de mãos dadas com Lula, em tom mais informal durante sua visita ao Brasil foram comparadas a ensaios fotográficos pré-wedding. “Foi um casamento”, brincou o presidente nas redes.
Macron agradeceu a Lula e ao Brasil pelo acolhimento em publicação no X (antigo Twitter). O presidente francês citou Lula, a primeira-dama Janja da Silva e “todos os brasileiros” que conheceu.
“A França ama o Brasil e o Brasil ama a França! (…) Acabamos de inaugurar um novo capítulo na nossa relação”, escreveu Macron.
Leia mais:
Lula e Macron reúnem-se em Brasília para assinatura de acordos bilaterais entre Brasil e França
Macron concede mais alta honraria da França ao cacique Raoni
O francês citou a “Amazônia compartilhada” entre Brasil e França, onde ambos confirmaram a determinação comum de “lutar pelas florestas e pelas pessoas”. O presidente francês ainda mencionou o lançamento do submarino Tonelero em Itaguaí (RJ) e as “discussões extremamente proveitosas” em São Paulo.
Macron ainda escreveu sobre sua expectativa de aumentar número de brasileiros na França. Atualmente, são 5.000 — e a ideia fazer este contingente chegar a 8.000 até 2026. O objetivo, segundo o Macron, é “aumentar os intercâmbios científicos, artísticos e estudantis” e desenvolver o bilinguismo com novas seções de língua francesa e portuguesa.
Para o presidente francês, a volta de Lula ao Executivo federal restaurou o equilíbrio institucional no Brasil. “Acreditamos na democracia. Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso. Compartilhamos valores que estão no cerne de nossa história comum”, completou.
“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento”, escreveu o presidente da França, no X.
Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento ! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França !
Obrigado, @LulaOficial e @JanjaLula, obrigado a todos os brasileiros que conheci, pelo acolhimento.… pic.twitter.com/IlFsOW96WW
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) March 28, 2024