29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Lula e Macron reúnem-se em Brasília para assinatura de acordos bilaterais entre Brasil e França

Publicado em:

- Anúncio -

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Emmanuel Macron (presidente da França) assinaram mais de 20 acordos bilaterais entre Brasil e França nesta quinta-feira (28/03), que também será o último dia do presidente francês no país.

Os chefes de Estado de Brasil e França se encontraram no Palácio do Planalto, em Brasília, no terceiro dia de viagem do presidente francês pelo país, após Macron passar por Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. No encontro, eles anunciaram mais de 20 acordos de cooperação entre os países, em áreas como meio ambiente, inteligência artificial, direitos humanos e igualdade de gênero.

“O Brasil e a França estão decididos a trabalhar juntos para promover, pelo debate democrático, uma visão compartilhada de mundo”, disse o presidente da República.

O encontro estava previsto para às 11h30, mas o presidente francês subiu a rampa do Palácio do Planalto com pouco mais de uma hora de atraso, às 12h45, depois de caminhar pela praça dos Três Poderes. Ele foi recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, na entrada principal para autoridades de Estado.

Um dos primeiros acordos anunciados é a renovação do plano de ação de parceria estratégica entre os dois países, chamado de Mapa do Caminho, que orienta as principais medidas bilaterais e como implementá-las. Outros temas das conversas entre os dois chefes de Estado deverão constar a presidência do Brasil no G20 – grupo das 19 maiores economias desenvolvidas e em desenvolvimento do planeta mais a União Europeia – e das reformas das instituições multilaterais.


Saiba Mais:

Presidente francês visita Brasil e, junto com Lula, conversa com indígenas em Belém

Lula condecora presidente francês Macron com mais alta honraria brasileira concedida a estrangeiros

Presidente da França exibe músculos nas redes sociais e internet reage


Vários ministros aguardavam a chegada do presidente francês no salão branco do Planalto, como Mauro Vieira (Relações Internacionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), Marina Silva (Meio Ambiente), José Múcio Monteiro (Defesa), Camilo Santana (Educação), Nisia Trindade (Saúde), Ricardo Lewandowski (Justiça), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil).

As dificuldades para concluir acordo entre o Mercosul e a União Europeia – negociado há mais de 20 anos, e travado por falta de consenso com países como a França – foram uma das principais pautas no encontro entre os dois presidentes.

Questionados sobre os entraves impostos pela França nas negociações do acordo de livre comércio entre os blocos, o presidente Lula afirmou que não é uma negociação entre França e Brasil, mas, sim, dos blocos. Ele também declarou que, se Macron tivesse que reclamar com alguém, deveria ser com a própria União Europeia e seus negociadores.

O presidente francês, por sua vez, voltou a afirmar que o texto do acordo tem mais de duas décadas e que não traduz as premissas de sustentabilidade que a França deseja implementar para a economia.

De acordo com o presidente francês, não faz sentido defender a bioeconomia e processos de produção que respeitem ao meio ambiente, e firmar um acordo que incentivam produtos que não seguem esses padrões.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -