A anunciada frente fria chegou ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (22/03) e deve permanecer ao menos até domingo (24/03), segundo os meteorologistas. O impacto é sentido desde o início do dia em várias regiões do estado e causou ao menos uma morte: um homem foi atingido por um raio em praia de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.
Petrópolis era o município mais afetado até o início da noite. A cidade entrou em “alerta” e teve ao menos 35 deslizamentos. Um deles atingiu uma casa e deixou soterrados uma mãe e três filhos. Duas pessoas haviam sido resgatadas, e as buscas continuavam pelas outras três.
O Governo do Rio de Janeiro anunciou que o “risco hidrológico e geológico muito alto na cidade “. A cidade deve continuar enfrentando enchentes, inundações, alagamentos e deslizamentos.
A Prefeitura de Petrópolis acionou as sirenes de emergência duas vezes no primeiro distrito, nas localidades de São Sebastião, Vila Felipe, Dr. Thouzet, Independência e 24 de Maio.
As regiões Metropolitana, Serrana e a Costa Verde também sofreram consequências. Uma casa desabou em Nilópolis e três pessoas foram resgatadas com vida.
Leia mais:
RJ tem aviso de grande perigo por previsão de “chuva extrema”
No Maranhão, oito municípios decretam emergência devido as fortes chuvas
Na capital, houve queda de ao menos 6 árvores e várias ruas alagadas. O município está no Estágio 2, o segundo nível em uma escala de cinco de riscos.
Defesa Civil Nacional e o Ministério da Integração indicaram cuidados que a população das áreas afetadas deve tomar:
- Obedeça sirenes, deixar sua casa caso seja pedido e seguir orientações de autoridades. Vale o mesmo para carros de som e mensagens de SMS.
- Obedeça ordens de autoproteção e pense na vida em primeiro lugar.
- Envie seu CEP para o número 40199 e receba alertas da Defesa Civil em seu celular.
- Entre em contato com a Defesa Civil local para se informar quais são os refúgios mais próximos e sobre riscos.
- Busque abrigo em áreas seguras e aguarde até que a chuva pare.
- Evite atravessar regiões alagadas. A exposição e o contato com a água contaminada podem causar doenças como hepatites virais, leptospirose, diarreias e verminoses.
Veja os vídeos:
🚨🔵 PRAIA DA BARRA DA TIJUCA
🚨🔵 VENTANIA 🌬🍃
🚨🔵VENTO | Na última hora (01-02h), houve registro de vento forte na estação Forte de Copacabana (56,2 km/h). Fonte: INMET @AlertaRio pic.twitter.com/wfqzU2bP8T
— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) March 22, 2024
Tá complicado morar aqui em Petrópolis RJ 😔 pic.twitter.com/B59WMmozDs
— thai 🕵️♀️ • 🐺🤏🏽🧜♀️ (@thaichristi) March 22, 2024