O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alcançou o número de delegados necessários para concorrer às eleições presidenciais pelo Partido Democrata. Biden venceu as prévias nos estados da Georgia e do Mississippi nesta terça-feira (12/03).
Com a vitória, Biden superou preocupações sobre sua liderança dentro do próprio partido. Segundo a Associated Press, o atual presidente conquistou 2.007 delegados. Eram necessários 1.968 para a indicação.
O ex-presidente Donald Trump também venceu no estado da Georgia e está perto da indicação pelo Partido Republicano. A apuração das prévias republicanas em Mississippi ainda está em andamento.
Leia mais:
Al-Hilal vence e se torna recordista de vitórias seguidas no futebol mundial
Ranking de times mais valiosos do mundo é dominado por NBA e NFL
Com os resultados desta terça (12/03), a disputa presidencial de 2024 se encaminha para uma revanche na eleição geral entre Trump e Biden, algo que muitos eleitores não desejam. Biden e Trump foram os grandes vencedores da Superterça (05/03), dia em que mais de 15 estados dos EUA foram às urnas nas primárias dos respectivos partidos.
Votos das prévias republicanas ainda estão sendo contados também nos estados de Washington e Havaí. Se Trump obter a vitória nesses dois estados e no Mississippi, ele atingirá o número de 1.215 delegados necessários para a indicação. Até a última atualização desta reportagem, ele havia conquistado 1.181 delegados.
Pelo Partido Republicano, Trump venceu “de lavada” sua oponente Nikki Haley, que levou apenas no estado de Vermont. Haley anunciou a desistência ra pré-candidatura na manhã de quarta-feira (06/03). Pelo lado do Partido Democrata, Biden teve uma Superterça tranquila e perdeu apenas no território independente das Ilhas Samoa.