Um zoológico em Fort Worth, no Texas (EUA), registrou o nascimento de uma bebê gorila prematura. O animal nasceu com pouco menos de 1,4 kg em uma cesariana de emergência no início de janeiro, após sua mãe sofrer complicações durante a gestação.
A bebê foi chamada de Jameela, que significa “linda” em suaíli, uma língua falada na África Oriental. Ela é filha de Sekani, uma gorila de 33 anos que tem outros três filhos. Este foi o terceiro nascimento de gorila nos 115 anos de história do zoológico e o primeiro por cesariana. O caso exigiu a participação de médicos que tratam humanos.
O parto da primogênita estava previsto para acontecer em meados de fevereiro, mas teve que ser antecipado após a mãe apresentar sintomas de pré-eclâmpsia, uma doença grave de pressão arterial que pode ocorrer durante a gravidez em humanos e primatas.
“Participar do parto do bebê de Sekani por cesariana foi um dos destaques de toda a minha carreira como obstetra e ginecologista. Fiquei surpreso ao ver como a anatomia de Sekani correspondia à dos meus pacientes humanos”, disse o médico Jamie Walker Erwin.
Leia mais:
Brasil estreia com vitória na Copa do Mundo de Beach Soccer
Biden disse que Putin é responsável pela morte de Alexei Navalny
Após o nascimento, Jameela começou a receber cuidados de mais de 40 pessoas no zoológico, que trataram a pequena gorila 24 horas por dia, enquanto a mãe se recuperava da cesariana. No entanto, apesar das repetidas tentativas, Sekani mostrou pouco interesse em cuidar do seu bebê.
A equipe responsável suspeita que a mãe não tenha experimentado os sinais hormonais necessários que surgem durante o parto natural, o que teria gerado um desinteresse pela filha. Agora, os veterinários estão treinando uma outra gorila, Gracie, de 24 anos, que já é mãe, para que assuma a figura materna de Jameela e a ensine algumas habilidades sociais necessárias que a bebê cresça de forma saudável.
Introducing our fuzzy Valentine! 🩷
We are proud to share the historic and emotional story surrounding the birth of our third gorilla baby born four to six weeks early via emergency cesarean by the Zoo’s veterinary team with the assistance of human medical specialists. pic.twitter.com/G2wwoGXGOg
— Fort Worth Zoo (@FortWorthZoo) February 14, 2024