A sexta escola a se apresentar foi Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família, que entrou na avenida por volta das 02h40, no sambódromo de Manaus. A gigante da Zona Leste trouxe o enredo “kianumaka-Manã – a protetora das flores”.
Em 2023, a escola ficou com o segundo lugar, atrás apenas da Aparecida. Agora, a Gigante da Zona Leste de Manaus foca no título. O desfile foi quase tranquilo. Não foi porque a escola teve um problema na última galeria. Com isso, ficou um espaço na avenida. No entanto, logo em seguida conseguiram resolver.
Leia mais:
Carnaval 2024: Atual campeã, Aparecida apresenta “a saga da família Cidade’’
Carnaval 2024: Andanças de Cigano traz enredo “Sophia: a Arte da Sabedoria”
Carnaval 2024: Unidos do Alvorada leva ao Sambódromo o “sonho de uma mãe africana”
Confira momentos do desfile:
Enredo
Erguendo a bandeira, a escola traz a história milenar de Kianumaka-manã, com o ponto de partida para uma jornada fascinante pela riqueza e diversidade da fauna e flora brasileira.
Kianumaka-manã é uma mulher indígena que se transforma em onça pintada para combater a exploração da Amazônia por madeireiros e garimpeiros. Ela também abençoa as batalhas dos indígenas, nas caças e no dia a dia. Ela é a deusa onça do povo Xakriabá.
Através dos tambores, cores e ritmos, a Grande Família se une em uma grande homenagem à sabedoria ancestral e a importância de batalhar pela preservação
do meio ambiente.