A Reino Unido abriu as cortinas para “As Matriarcas”. Em meio as cores, ritmos e melodias que preenchem a avenida do samba, a gigante do Morro da Liberdade entrou na avenida por volta da 00h de domingo (4/02), celebrando as mulheres com resistência e amor, que moldaram o passado e influenciam até hoje o presente.
A escola do Morro da Liberdade tenta voltar a vencer novamente. Ano passado ficou na terceira colocação, atrás de Aparecida e A Grande Família.
Leia mais:
Carnaval 2024: Unidos do Alvorada leva ao Sambódromo o “sonho de uma mãe africana”
Carnaval 2024: Andanças de Cigano traz enredo “Sophia: a Arte da Sabedoria”
Veja momentos do desfile:
Cadeirante, William Guerreiro, 36 anos, é integrante da Furiosa, como é chamada a bateria da escola. Ao lado da esposa, que o acompanha, completa 15 anos que faz parte da Reino Unido.
“Estou com o coração pulsando forte. Muito ansioso, mas vai dá certo. É aquele nervosismo bom. A expectativa é grande, estamos ensaiando desde agosto. Estamos bastante confiantes. Se Deus quiser vamos trazer esse título para a escola”, disse.
Enredo
Em uma noite iluminada pela lua, o filho do Morro se deita e adormece sob um céu estrelado. Em seu sonho, é conduzido por caminhos místicos. No pulsar do universo, antes mesmo das estrelas acenderem e dos planetas se formarem, existia a essência da Mãe Cósmica. Ela, em sua infinita sabedoria e amor, desenhou os traços do cosmos e nos presenteou com as maravilhas do espaço infinito. É dela o sopro da vida, o toque suave que dá forma ao desconhecido.
Entre os muitos filhos dessa Mãe Cósmica, destaca-se a Mãe Terra, Pachamama. Ela, berço da humanidade, acolhe cada ser em seu solo fértil, cada planta, cada rio, cada montanha. Pachamama, em sua imensa generosidade, dá o alimento, o abrigo e ensina sobre o ciclo da vida e morte. Seu amor é manifestado na brisa que acaricia, na chuva que alimenta e na terra que sustenta.
É a representação do feminino e da ancestralidade amazônica, mãe da terra, dos rios, lagos e igarapés, da fauna e da flora. Ela permite que os humanos vivam em plena harmonia com a natureza, pois a natureza também está contida em cada um de nós.
Veja fotos do desfile: