Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 foram divulgados no fim da tarde desta quarta-feira (31/01), após adiamento de um dia pelo Ministério da Educação (MEC). Para consultar as listas de aprovados, é preciso entrar site do programa clicando aqui.
A publicação deveria ter sido feita na tarde de terça-feira (30/01), mas acabou adiada por problemas técnicos.
Por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu seleciona candidatos para universidades públicas do país.
Os aprovados poderão fazer matrícula nas instituições de ensino entre os dias 2 e 7 de fevereiro. E para quem não passou, há opção em fazer parte da lista de espera. Todos os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções de curso, podem manifestar interesse em estar na lista.
Para participar, o interessado deve acessar o sistema e clicar no ícone que confirma o interesse a partir da data da divulgação do resultado até o dia 7 de fevereiro.
Atenção: é necessário confirmar se a manifestação foi concluída mediante a mensagem emitida pelo sistema.
Diferente do resultado comum, na lista de espera, a convocação para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da Lista de espera junto à instituição de ensino para a qual tenha manifestado interesse.
Leia mais:
SISU 2024: Resultado definitivo será liberado nesta quarta-feira (31)
SISU 2024: Inep retira resultado do ar após inconsistências
Sisu
A seleção dos candidatos ao primeiro ou segundo semestre ocorrerá seguindo a própria classificação das notas: não é possível o participante escolher em qual semestre deseja concorrer.
As universidades oferecem, simultaneamente, vagas em cursos cujo início das aulas é no primeiro e no segundo semestre.
O que define em qual período o estudante ingressará é a sua ordem de classificação, seguindo as notas obtidas no Enem.
Lembrando: o período de matrícula para os dois semestres é o mesmo.
Outra mudança é que a classificação dos candidatos passa a seguir as normas da nova Lei de Cotas. E a lista de espera ganha uma duração estendida, valendo para o ano todo.
ProUni
Alternativas estão disponíveis para aqueles que não conseguiram a aprovação no Sisu, como buscar uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni). Segundo o ministro Camilo Santana, devido ao adiamento na divulgação dos resultados do Sisu, o MEC está considerando estender o prazo de inscrições para o ProUni por mais 24 horas. Oficialmente, as inscrições permanecem abertas até 1º de fevereiro, conforme indicado na plataforma do governo federal.
O sistema adota o Enem mais recente como critério para seleção. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar apenas por um, pois não é permitido o uso simultâneo dos dois benefícios.
De acordo com o MEC, o calendário do Fies ainda não foi divulgado devido a ajustes que estão sendo feitos.