Durante a sessão desta quarta, 20/12, na Câmara dos Deputados na qual houve a aprovação histórica da reforma tributária, houve um incidente de confusão entre os parlamentares: O presidente Lula (PT) chegou a ser vaiado por deputados bolsonaristas quando subiu ao plenário, e um princípio de briga ocorreu entre os deputados Washington Quaquá (PT-RJ) e Messias Donato (Republicanos-ES).
Durante a discussão entre governistas e oposição, Quaquá deu um tapa no rosto de Donato e também ofendeu o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) com um insulto homofóbico.
A partir das vaias a Lula, começou a confusão. Quaquá tentou gravar Donato e Ferreira vaiando o presidente, e começou uma discussão. O petista, que é vice-presidente da legenda, foi para frente do colega da oposição, e não houve tempo para outros parlamentares tentarem impedi-lo.
Enquanto se dirigia a Donato, Quaquá chamou Ferreira de “viadinho”. Veja abaixo:
Leia mais:
VÍDEOS: Presença de Lula na promulgação da reforma tributária gera reação de parlamentares
Congresso promulga reforma tributária; veja principais pontos
Na sequência, o petista se afastou, mas sem deixar o plenário. Não houve outro registro de brigas.
Depois, no plenário, Donato comentou o incidente. Ele chegou a chorar enquanto falava, disse que se sentia humilhado, e afirmou:
“Essa Casa não serve para isso, não é um ringue. A briga é no campo de ideias, cada um fica nas trincheiras que defende. Eu não tenho culpa se eu defendo a vida, a família, os valores cristãos. Eu não tenho culpa”.
Donato chegou a ser aplaudido por colegas. Ele continuou:
“O comportamento desse indivíduo, que eu não posso chamar de parlamentar, não pode ser copiado nesse Congresso, nessa Câmara, nem ser levado para as ruas do nosso Brasil”.
Veja abaixo:
O episódio já está sendo comentado por parlamentares oposicionistas. Ferreira postou no seu X, antigo Twitter:
O deputado usa “viadinho” como xingamento e ainda dá um tapa na cara de outro deputado. Deve ser muito bom ser de esquerda hahahahahahaha pode tudo, bicho!!! pic.twitter.com/jxewdGbmbK
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) December 20, 2023
Já o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) postou:
Deputado Washington Quaquá agride com um tapa na cara o Deputado Messias Donato durante sessão na Câmara com a presença de lula. É inaceitável a agressão física a quem quer que seja na Câmara dos Deputados. Representaremos por sua cassação no Conselho de Ética! pic.twitter.com/fMrxDO9prX
— Carlos Jordy (@carlosjordy) December 20, 2023
*Com informações de UOL e Metrópoles