A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos, conhecida como NASA (sigla em inglês), anunciou nesta quinta-feira (9), a morte de Frank Borman, com 95 anos, do astronauta que, em 1968, comandou o primeiro voo espacial tripulado em volta da Lua, na missão Apollo 8.
Saiba mais:
Nasa faz descoberta inédita em exoplaneta a 1.300 anos-luz da Terra
Borman foi um dos três primeiros seres humanos a ver e fotografar a face oculta da Lua e testemunhar e fotografar o nascer da Terra e ainda experimentar o corpo com gravidade espacial, durante seu comando da Apollo 8, que teve ainda os astronautas Jim Lovell e William Anders.
A Apollo 8, lançada em em 21 de dezembro de 1968, ficou famosa por produzir a fotografia “Earthrise” (Nascer da Terra, em português), uma imagem em que a Terra surge parcialmente na sombra, com a superfície lunar em primeiro plano, feita por Anders em 4 de dezembro de 1968.
A Nasa divulgou uma nota, em que o administrador da agência, Bill Nelson, fala sobre a convivência e as impressões que tinha de Borman, além de lamentar a perda do colega.
“Hoje lembramos um dos melhores da Nasa. Seu amor de toda a vida pela aviação e a exploração apenas foi superado pelo amor a sua esposa Susan”, afirmou Nelson.
“Frank sabia o poder que tinha a exploração para unir a humanidade quando disse: ‘A exploração é realmente a essência do espírito humano’. Seu serviço à Nasa e à nossa nação vai, sem dúvida, alimentar a Geração Artemis para alcançar novas costas cósmicas”, completou.
Borman morreu na cidade de Billings, localizada no condado de Yellowstone, no estado de Montana, nos Estados Unidos.
*com informações Metrópoles