Fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) apreenderam na segunda-feira (30) aproximadamente 13 toneladas de alimentos vencidos, que estavam tendo seus prazos de validade adulterados em um galpão localizado na Zona Leste da cidade.
A ação foi conduzida em parceria com a Polícia Civil. O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, afirmou:
“A Polícia Civil estava investigando o caso e, a pedido da corporação, participamos da fiscalização e constatamos a fraude. Havia muitos alimentos vencidos no depósito, e grande parte deles já estava com as embalagens adulteradas. Todos foram apreendidos e serão descartados adequadamente”.
Leia mais:
Indígenas afetados pela seca dos rios recebem ajuda com alimentos e medicações
Novas regras para rótulos de alimentos valem a partir de hoje
A maioria dos produtos apreendidos consistia de garrafas de azeite de oliva, e grande quantidade de salsicha para cachorro-quente e linguiça, do tipo calabresa.
Grande parte dos alimentos já tinha vencido desde o início de 2022, mas a adulteração das embalagens jogou o prazo para o final deste ano. Os fiscais da Visa já iniciaram o processo de descarte dos alimentos, levando-os para o Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no Km 19, da rodovia AM-010.
Consumir alimentos fora do prazo de validade pode ocasionar intoxicações e infecções capazes de levar a pessoa a quadros críticos de saúde e até a óbito.
Os responsáveis pelo galpão irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 134,77, sem prejuízo de ação criminal.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.