O Brasil enfrenta no momento uma nova onda de Covid-19, em decorrência da nova subvariante “Éris”, uma derivada da Ômicron, e o Amazonas também experimenta uma alta de casos: eles mais do que dobraram na última semana de agosto.
No começo do mês, entre 30 de julho e 5 de agosto, foram registrados 97 casos, enquanto nas semanas anteriores, a média estava entre 35 e 75 testes positivos para a Covid-19. Nas semanas seguintes do mês a tendência foi de queda, mas nos últimos dias a alta é inquestionável.
Leia mais:
Médicos alertam para nova onda de Covid; Brasil tem alta de casos
No AM, 171 casos de Covid-19 são registrados em uma semana
De 13 a 19 de agosto, foram 55 registros positivos no Estado. Já entre 20 e 26 de agosto, o número de casos positivos saltou para 170 casos: mais do que o dobro da semana anterior.
Mesmo com o aumento de casos, o Amazonas não registra mortes pela doença desde o início de agosto.
A vacinação contra Covid-19, inclusive a do tipo bivalente, está sendo oferecida em unidades de saúde de Manaus: Os postos da capital podem ser consultados neste link direto bit.ly/localvacinacovid19.
O infectologista Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, afirmou que esta nova onda de Covid pode durar entre 4 e 6 semanas no país.