O Serviço Geológico do Brasil divulgou nesta quarta-feira, 31, o 3º Alerta de Cheias do Amazonas com previsões para as cotas máximas que os rios Negro, Solimões e Amazonas devem alcançar neste ano. As áreas monitoradas abrangem os municípios de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins.
De acordo com as informações geradas a partir do Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas, os rios Negro e Solimões não devem ultrapassar a cota de inundação severa. A previsão é que, em Manaus, o Rio Negro chegue a aproximadamente 28,43 metros. A probabilidade de atingir a cota de inundação severa é de 29,00 m é de 2%.
Leia mais:
Bairros de Manaus se preparam para enfrentar período de cheia
Dias de calor em Manaus alertam à chegada do Verão Amazônico
Em Manacapuru, o Rio Solimões deve alcançar aproximadamente 19,31 m. A cota de inundação é de 18,20 m. Já no Rio Amazonas, a previsão do SGB indica que em Itacoatiara, o rio Amazonas deve atingir aproximadamente 13,91 m.
E em Parintins, cidade que entrou neste ano no Alerta de Cheias, a previsão é que o rio Amazonas chegue a aproximadamente 8,35 m. Também não há nenhuma chance de o Rio Amazonas atingir as cotas máximas registradas em 2021, porque há um processo de estabilidade nas cotas.
O pico das cheias normalmente acontece em meados de junho. Os intervalos têm 80% de confiança.
Com o fim do inverno amazônico, se mantém a expectativa de que os rios do Amazonas não vão aumentar de volume neste ano.