Por intermédio da Secretaria de Estado da Mulher, o Governo do Tocantins realizará nesta terça-feira, entre 8h e 18h, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o lançamento da campanha “Agosto Lilás”, que traz como tema “Não se cale! Levante a mão e diga não!”, destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher.
O Agosto Lilás foi criado por meio da Lei n° 14.448/22, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que completa 17 anos, no dia 7 de agosto. O mês de agosto é dedicado à sensibilização e à conscientização da sociedade sobre o fim da violência contra a mulher.
Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Mulher preparou uma programação especial para o evento de lançamento, que contará com a participação de autoridades, especialistas, ativistas e demais representantes da sociedade civil comprometidos com a causa.
Para a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, a campanha “Agosto Lilás” reforça o fim da violência contra a mulher.
“A campanha é um passo significativo no combate à violência e reafirma o compromisso do governo do Estado com a promoção dos direitos das mulheres, bem como, alertar a sociedade sobre os riscos da violência contra a mulher e o que podemos fazer enquanto política pública para preservar a vida e a segurança da mulher tocantinense”, enfatizou a secretária.
Veja mais:
IBGE divulga resultados e aponta mais de 20 mil indígenas no Tocantins
Lançamento de obras do aeroporto de Palmas é prestigiado por governador e prefeita
Para a abertura do Agosto Lilás, a advogada Izabelle Ramalho irá falar sobre a Lei Maria da Penha e as Inovações Legislativas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Em seguida, ocorrerão dois painéis temáticos, o primeiro com representantes do Sistema de Justiça do Estado do Tocantins e o segundo com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
A data marca o início de uma jornada de mobilização e sensibilização, com palestras, debates, marchas e rodas de conversa que abordarão temas cruciais para enfrentamento da violência contra a mulher, distribuição de laços lilases que ocorrerão em 18 municípios, além da divulgação dos tipos de violência contra as mulheres e dos mecanismos e ferramentas de prevenção e enfrentamento.