Alunos e funcionários de uma creche em Palmas vivenciaram momentos de apreensão na tarde desta quinta-feira (30/11) quando um suspeito de furto invadiu o local em busca de esconderijo. As autoridades foram prontamente acionadas, e os professores agiram rapidamente, mantendo as crianças seguras ao trancá-las nas salas de aula durante a captura do invasor.
O incidente ocorreu na Arne 61, antiga quadra 504 norte, pouco depois das 14h30. De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem de 18 anos teria praticado um furto em um estabelecimento comercial na quadra adjacente, 404 Norte, e empreendeu fuga. Buscando escapar, ele invadiu a creche, mas acabou sendo imobilizado por pessoas presentes na unidade.
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) assegurou que tem investido em sistemas e procedimentos de segurança. (Veja nota completa abaixo).
Os pais dos alunos receberam um comunicado detalhando a situação, que ocorreu durante o horário de aula. A administração da escola explicou que, como medida de segurança, todas as crianças foram recolhidas e trancadas nas salas, enquanto equipes da Polícia Militar e Guarda Metropolitana capturavam o suspeito dentro da creche.
A PM informou que o jovem confessou o crime e estava portando fios de cobre furtados do estabelecimento comercial. Após a detenção, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.
No comunicado aos pais, a diretoria da creche assegurou ter tomado “todas as medidas necessárias para manter um ambiente seguro” e destacou o contínuo investimento em sistemas e procedimentos de segurança para lidar eficazmente com situações emergenciais.
O que diz a prefeitura de Palmas
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) informa que, na tarde desta quinta-feira, 30, um indivíduo em fuga das autoridades policiais tentou se esconder no Cmei Sementes do Amanhã, situado na região norte da Capital. No entanto, os servidores agiram com rapidez e eficiência e tomaram as medidas de segurança necessárias, recolhendo as crianças para as salas de aula, trancando as portas, garantindo, assim, a segurança de todos.
As Forças de Segurança, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e Polícia Militar, responderam prontamente ao chamado da escola e agiram coordenadamente e logo a situação foi controlada.
A Semed assegura que a segurança e o bem-estar das crianças matriculadas na rede municipal de ensino são sua prioridade máxima, investindo cada vez mais em sistemas e procedimentos de segurança. A pasta agradece a confiança da comunidade escolar palmense e ressalta seu compromisso com a qualidade de ensino e segurança de todos.