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“Reestruturamos a Agência financeiramente e, além do seu papel social, agora é autossustentável”, diz Denise Rocha

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A presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Denise Rocha, assumiu o cargo em abril de 2019. Natural de Birigui-SP, é graduada em matemática, com MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou por mais de trinta anos em instituição financeira de renome nacional, o que agregou, além de um excelente ‘networking’, reconhecimento e premiações diversas pelos resultados alcançados. A gestora tem perfil expansivo e comercial, amplo conhecimento em agronegócios, excelência no atendimento às pessoas jurídicas e físicas, com gestão de custos e despesas e administração estratégica.

Nesta entrevista exclusiva à Rede Onda Digital Tocantins, a presidente da Agência de Fomento do Estado do Tocantins S/A – autarquia em funcionamento desde outubro de 2005 – fala sobre as características da instituição, sua função social e consolidação como referência em microcrédito no Estado, linhas de crédito disponíveis, programa de recuperação de recursos, concurso para o quadro geral, além de outros temas.

Vamos começar nossa entrevista falando do 1º concurso público da Agência de Fomento. Quais são as perspectivas?

O apoio do governador Wanderlei Barbosa foi fundamental. Conseguimos, após muito esforço, viabilizar a realização do certame exigido pela legislação e trazer – ainda mais – transparência para a autarquia. Não houve intercorrências na aplicação das provas e, desde já, agradeço o zelo da banca examinadora, a Unitins, que vem cumprindo todos os prazos estabelecidos no cronograma.

Vamos liberar nos próximos dias, a lista de aprovados e, logo em sequência, dará andamento nos outros trâmites, como avaliação dos candidatos na junta médica, entre outras etapas. Em breve, estaremos convocando os aprovados para tomarem posse.

Há pouco tempo o governo do Tocantins fez um aporte de recursos na Agência de Fomento, o que permitiu que houvesse empréstimos com taxas equalizadas de 1,5% ao mês. Ainda há valores disponíveis para essa operação?

A equalização da taxa de juros equivale ao pagamento do diferencial entre as taxas de juros cobradas no mercado financeiro e as taxas pagas pelo tomador final. Na prática, tratava-se de um bônus – caso o cliente mantivesse a parcela em dia – que permitiram que o tomador do empréstimo pagasse apenas 1,5% ao mês.

Também é preciso destacar que uma preocupação do Governo do Tocantins – o acionista majoritário da Agência de Fomento – é que taxas de juros mais acessíveis, maiores prazos para pagamento e de carência, além de condições mais favoráveis, sejam praticadas, visando o impulsionamento dos negócios.

O sucesso dessa ação foi tão grande que os R$ 10 milhões aportados pelo Governo acabaram rapidamente. Todavia, é preciso reforçar que todas as liberações foram criteriosas e obedeceram aos parâmetros estabelecidos pelo mercado financeiro e pelo Banco Central.

A novidade boa é que, a partir de janeiro de 2024, o governo disponibilizará mais verbas para que possamos impulsionar, novamente, o empreendedorismo no Tocantins. Inobstante a isso, continuaremos na busca de mais recursos.

São várias as linhas de crédito oferecidas pela instituição, mas há sempre aquelas sazonais. Neste final de ano, há alguma linha direcionada para esse período festivo para o comércio?

Sim, não poderíamos deixar de apoiar os comerciantes nesta data tão importante. Por isso, está em vigor a campanha “Natal com Estoque”. Entre os meses de outubro e dezembro de 2023, a Agência vem viabilizando crédito rápido e simplificado para micros, pequenas e médias empresas. O objetivo é proporcionar aos empreendedores a possibilidade de investir em seus estoques, garantindo boas vendas no período natalino.

Visivelmente vantajosa, nesta opção de crédito, as condições especiais de juros e prazos permitem renovar os estoques sem prejudicar o fluxo de caixa das empresas. São até sessenta meses de prazo para pagar, inclusa a carência de até três meses, com as taxas de juros variando entre 1,99% e 2,60%, de acordo com a análise de crédito.

A Sra. poderia expor acerca da importância de tornar a Agência de Fomento do Tocantins referência no microcrédito?

É importante dizer, primeiramente, que enquanto banco de desenvolvimento, todas as prestações de contas são feitas diretamente ao Banco Central do Brasil. Nos últimos quatro anos, a Agência foi transformada e passou ter resultados financeiros positivos a partir de 2022, que foram obtidos apenas após o aporte de recursos por parte dos acionistas. Sem essa consolidação positiva dos balancetes seria praticamente impossível novos investimentos e nem tampouco mantê-la em pleno funcionamento.

Quanto à sua pergunta, sendo a Agência de Fomento o braço forte do governo no que concerne à concessão de crédito, é de crucial importância impulsionar o desenvolvimento para os mais diferentes setores. Por isso, nosso objetivo esteve focado em tornar a autarquia uma referência no microcrédito. Isso é essencial porque podermos fomentar os empreendimentos de pequeno porte, estimulando a economia local e gerando empregos.

Além disso, muitos empreendedores não têm acesso a empréstimos tradicionais e o microcrédito permite inclusão financeira desses indivíduos e grupos, que não teriam acesso ao crédito de outra forma. Por fim, o apoio aos pequenos negócios, por meio do microcrédito, contribui para um crescimento econômico mais equilibrado e sustentável, distribuindo melhor a renda na região.

Como funciona a linha de crédito “Online”?

Trata-se de uma linha de crédito que facilita o acesso ao financiamento, reduzindo burocracias e agilizando o processo de solicitação e liberação dos recursos, uma vez que é totalmente digital, pelo computador ou smartphone.

Isso é vantajoso para empreendedores que buscam agilidade e praticidade na obtenção de capital para seus negócios. Para essa modalidade, o valor máximo é R$ 30 mil reais, com sessenta dias de carência e até 48 meses para pagar o empréstimo.

Poderia expor sobre os direcionamentos para a agricultura familiar?

Esse tipo de crédito oferece recursos para investimentos em equipamentos, insumos, tecnologia e infraestrutura, ajudando a aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no campo. As taxas dessas operações são imbatíveis: 6% ao ano.

Os valores variam entre R$ 1 mil a 10 mil e podem ser requeridos de forma “on-line”. Para recursos acima desse patamar, até o limite de R$ 50 mil reais, é necessário que os produtores procurem o Ruraltins para elaboração de um projeto de viabilidade técnica, contudo, a taxa permanece inalterada.

Nesta linha rural, também disponibilizamos crédito para a atividade da piscicultura, cujas taxas e prazos também são muito atrativas.

O Tocantins é um estado com vocações turísticas. A Agência conta com linhas de crédito voltadas para esse segmento?

Sim, administramos recursos oriundos do Ministério do Turismo, o Fungetur, que permite investimentos em infraestrutura turística, modernização de estabelecimentos, capacitação de pessoal, entre outros, contribuindo para o crescimento do setor e aprimoramento da experiência dos turistas na região. O Fundo também apoia a instalação de novos negócios no setor, a infraestrutura turística e seu desenvolvimento, como também, objetiva gerar renda e aumentar a oferta de empregos diretos e indiretos.

Quais os empreendimentos podem ser beneficiados?

Uma série deles podem fazer uso desses recursos, como restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, pousadas, agências de turismo, etc. A taxa de juros é de 6% ao ano, mais a variação do INPC, que atualmente representa aproximadamente 0,7% ao mês. No caso do capital de giro, o prazo é de 78 meses, inclusa a carência de 12 meses. Já para a aquisição de máquinas e equipamentos, o prazo é de 60 meses, inclusa a carência de 12 meses. No caso de investimentos, o prazo é de até 20 anos, com 5 anos de carência. Preciso dizer, finalmente, que é possível requerer empréstimos na linha Fungetur de forma “on-line”, contudo, neste caso, os valores não podem ultrapassar R$ 30 mil.

Nesta modalidade de crédito – mais uma vez(!) – as operações extrapolaram nossas expectativas. Por tal razão, no último mês de novembro, o Ministério do Turismo aportou mais R$ 6,2 milhões na Agência tocantinense, visto que já havíamos emprestado todos os recursos que eles nos disponibilizaram inicialmente.

E sobre o financiamento para energia solar?

Por enquanto, está disponível apenas para os operadores do setor turístico, uma vez que estamos utilizando recursos do Fungetur para esse fim. A taxa e os prazos são os mesmos das operações normais do Fundo, contudo, conseguimos incluir os próprios equipamentos solares para assegurar o pagamento da operação, além do aval do financeiro “Fampe” ou a alienação de garantias reais.

Na nossa visão institucional, além de fomentar o consumo de energia renovável, com baixo impacto ambiental, essa linha de crédito tem o objetivo de apoiar e incentivar a geração de emprego e renda no segmento turístico.

Como funciona a linha de crédito da FINEP?

Importante pontuar que somos a única instituição financeira do Tocantins a gerir fundos do FINEP. Essa modalidade é destinada ao financiamento de projetos inovadores em diversas áreas, como tecnologia, pesquisa, equipamentos para saúde, desenvolvimento e sustentabilidade.

Esse tipo de linha de crédito é crucial para impulsionar a inovação e os diferentes setores da economia, além do desenvolvimento tecnológico no Tocantins. O programa ‘Inovacred’ é destinado a projetos e desenvolvimento de novos produtos ou serviços, inovação em marketing ou organizacional, visando ampliar a competitividade das empresas em âmbito regional e nacional, com taxas de juros muito atrativas, em torno de apenas 5% ao ano.

A Agência atende apenas os clientes da capital Palmas?

Certamente que não, atendemos todo o estado do Tocantins. Além da matriz em Palmas, temos sucursais nas sedes do ‘Pronto’, em Araguaína e Gurupi. Além disso, através da modalidade de credenciamento, vários escritórios de contabilidade, corretoras de seguros, entre outros, estão habilitados para apresentar nossas linhas de crédito. Por fim, como já foi dito, a nossa plataforma digital permite que os clientes simulem e contratem empréstimos sem saírem de seus escritórios ou residências.

Ainda há algo que a Sra. queira pontuar?

Considero importante alertar aos clientes da Fomento que tiveram dificuldades em arcar com seus compromissos, que uma campanha de renegociação está em vigor até o dia 31 de dezembro. Esse programa de incentivos e descontos prevê até 100% de desconto dos juros moratórios e multas, oferecendo aos inadimplentes a chance de regularizar seus débitos.

Serão beneficiados todos os clientes da Agência de Fomento que estão com operações em atraso, entre micro, pequenos e médio empreendedores, em todas as modalidades de financiamentos. Para os clientes que optarem por regularizar todas as parcelas vencidas, o desconto concedido será na ordem de até 100% dos juros. Já para aqueles que se interessarem pelo pagamento parcial das parcelas inadimplidas, o desconto será de até 50%.

Em nome da Rede Onda Digital, agradecemos sua gentileza e disponibilidade.

Eu que agradeço a oportunidade de falar e divulgar as ações da nossa Agência de Fomento, que faz tanta diferença na vida financeira dos empreendedores do Tocantins. Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, esta autarquia tem por missão impulsionar o desenvolvimento das cadeias produtivas da nossa região.

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