30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Comunidade quilombola do TO denuncia represálias após conflitos agrários

Publicado em:

- Anúncio -

Ataques registrados nos últimos dias no Território Quilombola Rio Preto, a cerca de 50 km de Lagoa do Tocantins, têm amedrontado a população. Nesse fim de semana, a comunidade foi alvo de tiros e uma casa foi incendiada. Os problemas estariam acontecendo devido a conflitos agrários, segundo a comunidade.

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informou que já está investigando as circunstâncias do incêndio ocorrido no território. Será realizada perícia no local e demais diligências necessárias à elucidação dos fatos, disse o órgão.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, disse que vive na região há 34 anos.

“Eu nasci nessa terra, meu avô nasceu aqui, meus antepassados ficaram lá há mais de 100 anos. Nos últimos meses, vêm acontecendo ataques. Já derrubaram a nossa roça, uma certa vez 100 pés de abacaxi foram destruídos. Pegam tratores e saem passando por cima de tudo. Também ateiam fogo no matagal próximo às casas”, informou.


SAIBA MAIS:

Fogo destrói campo de capim dourado no Jalapão, no Tocantins


 

Nesse fim de semana, a comunidade não dormiu, disse ela.

“Estamos há dois dias sem dormir, porque primeiro trabalhamos para apagar o fogo que tomou conta de um matagal, depois eles atiraram várias vezes. Depois vieram e colocaram fogo em uma casa. Ainda bem que vimos há tempo e conseguimos apagar”.

A informação é que muitas famílias estão saindo do território porque temem pela própria vida. Atualmente, há entre 30 a 50 famílias vivendo no território.

“Com essa violência, algumas pessoas estão fugindo por medo, só estão aquelas que não tem alternativa”, disse.

Após os ataques, a comunidade disse que acionou a Polícia Militar, mas nenhuma viatura compareceu.

Em nota, a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) informou que o conflito está judicializado em dois processos de reintegração de posse contra a comunidade. Nos dois casos, a Justiça decidiu manter a posse para os quilombolas.

Ainda conforme a associação, a decisão é do dia 08 de setembro e o prazo para ciência da decisão é dia 27 deste mês.

“Em ambos os autos foi juntado no dia 15 de setembro um relatório da Polícia Civil que relata o conflito, após a incursão policial o conflito escalou, com ameaças e intimidações públicas a comunidade, inclusive em rede sociais da cidade”.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Giulia Moreira
Giulia Moreira
Jornalista formada pela Universidade Federal do Tocantins, apaixonada por comunicação e pela cidade onde nasceu e vive, Palmas-TO. Experiência sólida em Assessoria de Comunicação e Imprensa. Sou uma entusiasta da leitura e da escrita, buscando sempre aprimorar minha habilidade de contar histórias envolventes.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -