Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Prefeitos da região Sul do Tocantins se reúnem para discutirem avanços do consórcio público

Prefeitos da região Sul do Tocantins se reúnem para discutirem avanços do consórcio público

Jornalismo
Por Jornalismo | 28/10/23 às 14:47h

Reunidos na cidade de Paranã, quatorze prefeitos de Municípios da região Sul do Tocantins discutiram, na sexta-feira, 27, os avanços do Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional do Tocantins Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER-TO Sul Centro-Oeste). Os gestores da região têm promovidos encontros nos últimos meses para construir um arranjo que permita a ampliação da união entre os Municípios em favor da realização de ações e projetos em áreas estratégicas.

Num desses encontros, os gestores decidiram que as ações e projetos discutidos seriam executados pelo consórcio já existente:

“Decidimos que essas ações e projetos poderiam ser executados pelo CODER, então passamos a trabalhar na inserção de mais Municípios no consórcio e na inclusão da câmara temática da saúde entre as frentes de trabalhos executadas, para que possamos realizar cirurgias eletivas”, explicou o prefeito de Talismã, Diogo Borges (PSD), que também preside a Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Os prefeitos dos Municípios que integram o Consórcio se reuniram para deliberarem sobre a inserção de mais Municípios no grupo. Os gestores decidiram pelo ingresso de mais 12 Municípios. Além disso, aprovaram a colocação da câmara temática da Saúde entre as frentes de trabalho executadas pelo CODER, que tem ainda câmaras nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Resíduos Sólidos e Saneamento Básico.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), comentou a importância do consórcio e a inserção de mais Municípios:

“Nós vamos tratar de vários serviços que poderemos realizar de forma compartilhada. Na área de resíduos sólidos já temos dois projetos elaborados que iremos tratar com o Governo do Estado e com Brasília. Na saúde, iremos buscar recursos para iniciar cirurgias oftalmológicas. Hoje somos seis Municípios, mas logo seremos 18, e levaremos mais serviços”.

Os prefeitos devem buscar apoio das Bancadas Federal, estadual e do Governo do Estado para implantação de outros projetos. Um próximo encontro dos gestores do consórcio está previsto para 24 de novembro, em Santa Rita do Tocantins.

CODER

Atualmente, integram o CODER os Municípios de Cariri do Tocantins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmeirópolis, Sandolândia e Santa Rita do Tocantins. Devem entrar os Municípios de Aliança do Tocantins, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, Paranã, Peixe, Sucupira, São Valério e Talismã.