A ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional, na região central do estado, sofrerá momentos de interdição total todos os dias ao longo das próximas duas semanas. Interdição será por causa das obras de construção da nova ponte no local.
Segundo a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), as interdições serão realizadas entre os dias 25 de setembro e 6 de outubro, por cerca de duas horas nos períodos da manhã e da tarde, nos dois sentidos da travessia.
Saiba mais:
Trem de carga colide com carro parado em ferrovia do Tocantins
Homem é suspeito de assassinar a ex-mulher e tentar se matar, no Tocantins
Para tentar minimizar o impacto no tráfego, as interdições deverão acontecer das 8h30 às 10h30 e das 15h às 17h.
Os bloqueios são necessários para que as equipes de construção façam o lançamento – instalação – das vigas de concreto armado da nova ponte no lado da margem esquerda do rio. Neste período, a opção para todos os veículos é a utilização das balsas, que já transportam caminhões e ônibus.
Obras da nova ponte
A nova ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional, foi contratada pelo governo do estado em maio de 2015, mas só começou em setembro de 2019. No começo deste ano o prazo de entrega, previsto para maio deste ano, acabou sendo prorrogado para julho de 2024.
A obra está na segunda etapa, em que estão sendo instaladas as vigas sobre os vãos da estrutura, chamada de lançamento. É sobre essa estrutura que será construída a faixa por onde os veículos vão passar.
A princípio, o contrato o previa custo de R$ 101,3 milhões, mas esse valor já passa de R$ 150 milhões. A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de estrutura em concreto e 400 metros de aterro.
Enquanto a obra não é concluída, veículos leves e pedestres podem passar pela estrutura antiga, construída nos anos de 1970. Veículos pesados só atravessam de balsa, já que a ponte não foi considerada segura para este tipo de tráfego.